11/07/2018

Em qual editora publicar meu livro?

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Como escolher uma editora para publicar um livro?

O que considerar ao avaliar e escolher uma editora para publicação de seu livro? Existem milhares de editoras nacionais e estrangeiras. Existem diversos modelos de publicação e prestação de serviço.

Algumas editoras pelo seu modelo editorial e padrão que adotam, parecem ser de mais difícil acesso, outras de tão fáceis podem ter um modelo e padrão questionável.

Mas o que realmente diferencia uma editora de outra? O que considerar antes de enviar o seu livro para publicação?

O peso de cada característica editorial depende de qual é sua intenção ao publicar o livro e em quais serviços está interessado. Há alguns critérios considerados essenciais e outros que podem ser considerados plus, e que podem te ajudar nessa decisão.

Este texto não contempla as editoras que apostam integralmente nas obras e autores pela capacidade de altas tiragens. Estas avaliam a partir de diferentes variáveis. As principais são análise de potencial de influência do autor (que deve garantir que sua obra terá vendagem), destaque em sua área de atuação, quantidade de seguidores, seu reconhecimento nacional/internacional, eventos que participa, meios que circula, quantidade de público nos cursos que é palestrante, enfim, todas as confrontações que possam confirmar a capacidade do autor em gerar leitores para milhares de exemplares. Se o autor for aprovado, a banca de editores avalia o potencial da obra. Então, a editora opta por publicar ou não aquele autor. Investindo integralmente no custeio da obra e tiragens altas.

O esclarecimento que prestamos neste texto, considera editoras que publicam livros de tiragens menores, segmentadas ou de público restrito a regiões, e dividem com o autor parte da aposta na obra. Veja abaixo!

Características editoriais essenciais:

  • O currículo e credibilidade do autor são avaliados
  • A abrangência do autor é avaliada com a intenção de focar a distribuição e marketing na área de atuação e nas regiões de maior influência do autor
  • Tem uma banca de editores para avaliação de qualidade das obras;
  • Oferecem orientações aos autores (seja quanto ao conteúdo, imagens/recortes, título, apresentações e proteção jurídica para efeito de direitos autorais de terceiros, etc.)
  • Atendem as normas acadêmicas com impressão de no mínimo 1000 exemplares;
  • Estrutura de vendas de cobertura nacional para comercialização de suas obras;
  • Ter profundo conhecimento das normas vigentes, tais como ABNT, APA, entre outras;
  • Revisão gramatical e ortográfica primorosa (cuidado com a tal revisão vertical);
  • Bibliotecária para elaboração catalográfica;
  • Registro dos livros na Biblioteca Nacional;
  • Cumprimento da Lei do Depósito Legal, da Fundação Biblioteca Nacional;
  • Depósito e catalogação das obras na Biblioteca do Congresso Americano (Library of Congress);
  • Repasse dos direitos autorais ao autor sobre TODAS as vendas realizadas pela editora;
  • Oferecer ao autor meios para conferência de relatórios dos resultados comerciais.

Características editoriais PLUS:

  • Ter boa credibilidade e ser referência no mercado;
  • Ter comitês científicos por área de atuação, para avaliação de obras técnico-científicas;
  • Fazer mais de um processo de revisão ortográfica (chamada de revisão horizontal, linha por linha)
  • Ter equipe capacitada para elaborar o projeto gráfico (capa, diagramação, design em geral);
  • Trabalhar em conjunto com o autor (permite que o autor ofereça sugestões na revisão, edição, escolha da capa da obra)
  • Enviar ao autor um print/boneco para conferência do material antes de imprimir os exemplares;
  • Auxiliar no lançamento;
  • Cadastrar o livro em grandes redes de livrarias (Saraiva, Cultura, Da Vila, Curitiba/Catarinense, Amazon, Submarino, Fnac, Travessa, Leitura, Americanas…);
  • Colocar exemplares do livro nas prateleiras de grandes livrarias das capitais, na cidade do autor e em regiões de abrangência do autor;
  • Levar seu livro para eventos nacionais, de acordo com a sua área de atuação;
  • Criar material de marketing para divulgação do livro e disseminá-las em suas redes de comunicação;
  • Ter equipe de marketing atuante em veículos de comunicação espontâneas e redes sociais;
  • Atender solicitações e indicações dos autores para a presença da obra em eventos e locais do seu interesse,
  • Editar e adaptar as obras para o formato digital/e-book (de forma segura, prevenindo a pirataria);
  • Promover doações das obras para instituições universidade, bibliotecas e profissionais das áreas em geral, visando divulgar seus lançamentos;
  • Ter parceria com redes midiáticas, influenciadores, profissionais reconhecidos no mercado, entre outros;
  • Manter sua estrutura profissional à disposição do autor durante todo o período de contrato.

E então, está pensando em publicar seu livro? Esperamos que esse texto tenha lhe ajudado!