Ensino de Equação do 1º Grau: Concepções de Professores de Matemática

Ref: 978-85-473-0141-5

O objetivo de ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  é mostrar ao leitor as concepções que os professores de Matemática têm sobre o  ensino de equação do 1o grau, e, com base nisso, ressignificar o ensino de tal conceito tendo em vista a sua consolidação histórica, seus aspectos característicos e definidores, seus multissignificados e as perspectivas da formação docente. E como é possível desenvolver um processo de ensino capaz de articular teoria e prática e promover a reflexão sobre a prática, tendo a equação do 1o como objeto de estudo e investigação.


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ISBN: 978-85-473-0141-5


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Número de páginas: 169


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1. Daniela Miranda Fernandes Santos.

O objetivo de ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA  é mostrar ao leitor as concepções que os professores de Matemática têm sobre o  ensino de equação do 1º grau, e, com base nisso, ressignificar o ensino de tal conceito tendo em vista a sua consolidação histórica, seus aspectos característicos e definidores, seus multissignificados e as perspectivas da formação docente. E como é possível desenvolver um processo de ensino capaz de articular teoria e prática e promover a reflexão sobre a prática, tendo a equação do 1º como objeto de estudo e investigação.

Voltado tanto para professores de Matemática como também para profissionais que atuam nas redes de ensino, secretarias de educação e cursos de formação de professores, esta obra analisa os aspectos característicos e definidores do conceito equação do 1º grau, as concepções de Álgebra e Educação Algébrica, os multisignificados da equação e as perspectivas da formação docente. O foco central está nos modelos de ensino revelados pelos professores. A obra indica caminhos do como desenvolver o ensino de equação do 1º grau, destaca a importância de o professor atuar como pesquisador da sua própria prática e aponta para uma necessária formação continuada que atenda as necessidades dos docentes.