Ensino de Matemática: A Circunferência como Paródia Musical e as Situações Didáticas

Ref: 978-85-473-0097-5

Ensino de Matemática é resultado de uma pesquisa que visa discutir e avaliar uma metodologia alternativa de ensino da Matemática usando a composição de paródias musicais como recurso didático, a partir de uma experiência desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, na Paraíba. A experiência relatada é embasada e discutida à luz da teoria das situações didáticas de Brousseau.


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ISBN: 978-85-473-0097-5


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Número de páginas: 151


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1. Valdir de Sousa Cavalcanti.

Ensino de Matemática é resultado de uma pesquisa que visa discutir e avaliar uma metodologia alternativa de ensino da Matemática usando a composição de paródias musicais como recurso didático, a partir de uma experiência desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campina Grande, na Paraíba. A experiência relatada é embasada e discutida à luz da teoria das situações didáticas de Brousseau.

O estudo da circunferência, devido a sua importância, é um dos conteúdos mais ressaltados no currículo da geometria analítica. Entretanto, a complexidade dos conceitos relacionados a esse tema, aliada com a fragmentação do conteúdo, dificulta o pensar dos alunos de transformar problemas geométricos em resolução de equações, sistemas ou inequações.

A teoria das situações didáticas reflete sobre a forma com que podemos conceber e apresentar o conteúdo matemático ao aluno, visando a uma educação mais significativa. A investigação de Valdir de Sousa Cavalcanti, além de interessante, une-se à escassa literatura a respeito do tema e propicia uma leitura agradável aos docentes de Matemática da educação básica, levando-os a uma reflexão da sua prática pedagógica, principalmente no que se refere às mudanças no seu contrato didático.