O Conceito Energia: Nas Interações de Professores, Estudantes e Livros Didáticos de Biologia

Ref: 978-85-473-0263-4

O conceito energia nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de biologia levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs), o livro didático (LD) ainda se constitui como o principal recurso em sala de aula. Nesse sentido, é fundamental empreender esforços para uma compreensão ampliada das repercussões, no ensino, do tratamento dos conteúdos propostos nos LDs, que reforçam uma visão linear e fragmentada dos conhecimentos científicos.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 54,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0263-4


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 173


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Sandra Wirzbicki.

O conceito energia nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de biologia levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs), o livro didático (LD) ainda se constitui como o principal recurso em sala de aula. Nesse sentido, é fundamental empreender esforços para uma compreensão ampliada das repercussões, no ensino, do tratamento dos conteúdos propostos nos LDs, que reforçam uma visão linear e fragmentada dos conhecimentos científicos.

Neste livro são discutidas evidências de aprendizagens do conceito “energia” do metabolismo celular identificadas na disciplina de Biologia do Ensino Médio a partir da interação entre professor e aluno mediada pelo LD. O entendimento de que “energia” não é algo simples nem consensual orientou o processo de análise das descrições relativas à “energia” do metabolismo celular nos LDs de Biologia do Ensino Médio, bem como as interações estabelecidas com professores e estudantes.

A triangulação dos dados permitiu reflexões sobre a significação conceitual e a necessidade de inter-relações na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tanto na educação básica quanto na formação docente, relativas ao complexo conceito “energia” do metabolismo celular. Assim, esta obra apresenta-se com tema fundamental de discussão e reflexão, tanto para professores quanto para futuros docentes de Ciências e Biologia.