O Ensino De Matemática Na Escola: Discursos e Compreensões

Ref: 978-85-473-0143-9

A obra trata de um elemento central na sala de aula, a comunicação entre professor e aluno. O discurso do professor ou a comunicação entre ele e o aluno é fundamental para a aprendizagem.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 49,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0143-9


Edição: 1


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 183


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Pedro Lucio Barboza.

A obra trata de um elemento central na sala de aula, a comunicação entre professor e aluno. O discurso do professor ou a comunicação entre ele e o aluno é fundamental para a aprendizagem. Esse tema é explorado utilizando uma pesquisa realizada em duas salas de aula com realidades bem opostas: uma escola pública da periferia e uma escola privada de elevado poder aquisitivo dos alunos, em uma cidade com 400 mil habitantes.

 

Realiza-se uma apresentação de estudos sobre o discurso, na qual é possível observar os avanços da pesquisa na área. Esses trabalhos analisam diversos aspectos do discurso e das interações em sala de aula, entretanto, apesar dos avanços e dos inúmeros estudos realizados, ainda se mostram insuficientes para responder a muitos questionamentos, por exemplo: como os alunos compreendem o discurso do professor na sala de aula? Quais situações de interações discursivas favorecem a compreensão dos alunos? E no caso da pergunta do professor, quais situações favorecem a compreensão dos alunos?

 

Utilizam-se elementos da teoria da linguagem de Bakhtin, em especial os conceitos de compreensão ativa plena e compreensão passiva, e apresenta-se o conceito de compreensão intermediária.

 

Acreditando que possibilitar a aprendizagem do aluno é a tarefa essencial dos educadores, O ensino de Matemática na escola: discursos e compreensões destina-se a proporcionar a professores da educação básica contribuições para a sua prática no cotidiano da sala de aula, e a dialogar com pesquisadores da área de educação matemática.