Educação e Conversão Religiosa

Ref: 978-85-8192-491-5

Uma escola particular no Brasil que ainda demonstra vigor com mais de 115 anos de existência, já mereceria uma atenção especial. Sendo que tal escola teve um papel fundamental para o crescimento de uma cidade em particular e cuja contribuição e alcance excederam os limites de um Estado da federação, por mais razão se justificaria o seu estudo. Os dados apresentados primeiramente em forma de tese e agora em livro, têm como intenção contribuir para o conhecimento dos esforços educacionais realizados no Brasil por protestantes no final do século dezenove. Quaisquer que tenham sido os motivos, justos ou interesseiros, ajudaram significativamente a incluir uma boa parcela da população no domínio das letras, cultura e saber. A partir de uma análise histórica do processo da criação de escolas pelos batistas no Brasil, mostra-se, sincronicamente, as dificuldades internas e externas que esse grupo enfrentou para vencer seus próprios preconceitos quanto à educação, a falta de recursos e as dificuldades da população que, acostumada a não ter escola, achava ser isso um produto de luxo, coisa para ricos.Os batistas criaram suas escolas, para que, através delas, mais pessoas fossem alcançadas. A partir da experiência do Colégio Taylor-Egídio, aprenderam que escola era mais que evangelização, era humanização; que não se faz escola apenas para competir ou servir a interesses próprios. A presença de uma escola batista numa pequena cidade baiana estimulou a criação de outras escolas, tornando-a referência em educação para todo o Estado. Ganhou a cidade, ganhou a população. Mesmo sendo uma instituição criada por religiosos, nem por isso transformou seus alunos à sua imagem e semelhança como imaginam os teóricos da educação ou como pretendiam seus idealizadores. Vê-se que a educação, mesmo quando feita por religiosos, pode criar o seu próprio caminho de socializar e engrandecer o homem, ensinando-lhe virtudes que o ajudem a conviver com o outro e consigo mesmo.


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ISBN: 978-85-8192-491-5


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Número de páginas: 273


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1. João Pedro Gonçalves Araújo.