Atletismo: Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Esportiva

Ref: 978-85-473-0498-0

As reflexões presentes neste livro têm como foco o atletismo e o desenvolvimento humano na aprendizagem esportiva. Esta obra é composta de quatro capítulos, com uma abordagem contextualizada sobre o desenvolvimento humano e o ensino e a aprendizagem da modalidade atletismo, e seu conteúdo visa a um produto do esporte engajado em uma sociedade de vários ambientes inter-relacionados, os quais podem auxiliar os atletas em seu desenvolvimento e em sua aprendizagem esportiva. A obra propõe-se à modalidade atletismo quando praticada como intervenção social, podendo melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento dos seus praticantes, para que possam, assim, realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente esportivo saudável.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 49,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0498-0


Edição: 1


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 213


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Gislaine Cristina Vagetti.

2. Valdomiro de Oliveira.

3. Aguinaldo Souza dos Santos.

As reflexões presentes neste livro têm como foco o atletismo e o desenvolvimento humano na aprendizagem esportiva. Esta obra é composta de quatro capítulos, com uma abordagem contextualizada sobre o desenvolvimento humano e o ensino e a aprendizagem da modalidade atletismo, e seu conteúdo visa a um produto do esporte engajado em uma sociedade de vários ambientes inter-relacionados, os quais podem auxiliar os atletas em seu desenvolvimento e em sua aprendizagem esportiva. A obra propõe-se à modalidade atletismo quando praticada como intervenção social, podendo melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento dos seus praticantes, para que possam, assim, realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente esportivo saudável.

Esta obra pauta-se no ambiente esportivo como meio favorável a muitas oportunidades – nesse caso, o esporte deve utilizar esse ambiente para melhorar vidas de crianças e adolescentes que vivem em diversidade e adversidade social, vidas muitas vezes marcadas pelo contexto de risco e situação de vulnerabilidade social. Assim, o esporte pode contribuir para tal desenvolvimento, promovendo dignidade humana e oportunizando que as pessoas encontrem mais esperanças no meio esportivo e tenham confiança e oportunidades melhores de se desenvolverem em outras esferas da vida humana no futuro. Assim, a principal abordagem teórica será a Teoria de Urie Bronfenbrenner, que versa sobre o desenvolvimento humano.

O objetivo deste estudo foi investigar a trajetória do desenvolvimento humano e a educação esportiva dos atletas da modalidade atletismo. Para tal análise, foi utilizado o modelo de desenvolvimento humano embasado no estudo do paradigma bioecológico pessoa-processo-contexto-tempo, e o ciclo de vida ao longo do tempo promove e auxilia no desenvolvimento da educação esportiva e no desenvolvimento humano dos atletas. Isso promove a vida em um sentido mais amplo e com mais esperanças de sucesso pessoal, no qual o contexto esportivo foi fundamental para a transformação social. Sob o ponto de vista desta obra, ela pode contribuir para a produção de conhecimento sobre questões centrais da educação relacionadas aos processos cognitivos da aprendizagem esportiva. Nesse caso, o atletismo também pode contribuir para o desenvolvimento humano em crian ças e adolescentes que ingressam em programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento esportivo.

Os autores têm a pretensão de oferecer elementos reflexivos que contribuam com os debates acerca dessa temática, instigando e mobilizado acadêmicos e pesquisadores da Educação e da Educação Física, mas esta obra destina-se, também, a atletas, professores e grupos de pesquisas interessados em debater, por meio de sua leitura, os assuntos aqui tratados, que são de relevância para discussão e permitem a possibilidade de um diálogo reflexivo.