Educação em Curitiba: Trinta Anos de Políticas Públicas
Ref: 978-85-473-0724-0Voltada à história recente, esta investigação está alicerçada em concepções historiográficas surgidas no século XX, que possibilitam o estudo de novas temáticas e novas abordagens sobre as políticas públicas adotadas em Curitiba, entre 1963 e 1996. As respostas às indagações propostas foram buscadas na análise de documentos disponíveis nos arquivos da Rede Municipal de Ensino, no arquivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e na Casa da Memória, cujas intencionalidades explícitas e implícitas foram discutidas à luz da legislação educacional pertinente.
ISBN: 978-85-473-0724-0
Edição: 1ª
Ano da edição: 2017
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 345
Encadernação: Brochura
Peso: 100 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 21 cm
1. Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira.
Voltada à história recente, esta investigação está alicerçada em concepções historiográficas surgidas no século XX, que possibilitam o estudo de novas temáticas e novas abordagens sobre as políticas públicas adotadas em Curitiba, entre 1963 e 1996. As respostas às indagações propostas foram buscadas na análise de documentos disponíveis nos arquivos da Rede Municipal de Ensino, no arquivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e na Casa da Memória, cujas intencionalidades explícitas e implícitas foram discutidas à luz da legislação educacional pertinente. Seguindo os passos do método dialético, a leitura perpassa: a história do Paraná e de Curitiba, da urbanização da cidade e da atuação do município na área educacional; a análise da municipalização do ensino, das políticas públicas e dos modelos pedagógicos adotados na Rede Municipal, na tentativa de descobrir suas determinações; o estabelecimento de conexões e movimentos objetivos entre as políticas públicas e a formação de professores na Rede Municipal de Curitiba.