Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores (de Matemática) no Brasil

Ref: 4168984

Um grupo de pesquisadores - o GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática se propõe uma tarefa: elaborar um mapeamento sobre a formação e a atuação do professor de Matemática no Brasil.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 68,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-233-1


Edição: 1


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 333


Peso: 200 gramas


Largura: 17 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Antonio Vicente Marafioti Garnica.

Um grupo de pesquisadores - o GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática se propõe uma tarefa: elaborar um mapeamento (histórico) sobre a formação e a atuação do professor de Matemática no Brasil (GARNICA; FERNANDES; SILVA, 2011, p. 241). Nesse projeto, um conjunto de estudantes e professores que se dedicam à investigação em Educação Matemática elege um tema (muito vasto), uma metodologia (a História Oral) e uma meta (a constituição de uma cartografia histórica referente ao tema). Enfatizemos os componentes do projeto: pesquisar a formação e a atuação de professores de Matemática no Brasil, ao longo do tempo, utilizando testemunhos orais, mas sempre recorrendo também às mais diversificadas fontes, e produzir atos ou efeitos de mapear, ou seja, de compor mapas. 
Formação e atuação de professores de Matemática no Brasil, testemunhos e mapas a essa tríade e às relações que o GHOEM vem com ela estabelecendo dirijo minhas reflexões neste texto.