Contextualizando o Processo de Ensino-Aprendizagem de Botânica

Ref: 4176405

Este livro tem como tema o ensino de Botânica, enfocando dentro deste o ensino de Morfologia Vegetal.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 48,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-179-2


Edição: 1


Ano da edição: 2013


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 184


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Fernanda Zandonadi Ramos.

2. Lenice Heloísa de Arruda Silva.

Este livro tem como tema o ensino de Botânica, enfocando dentro deste o ensino de Morfologia Vegetal. A escolha deste enfoque se fez porque dentre as subáreas que a disciplina de Botânica envolve (Morfologia, Anatomia, Fisiologia e Sistemática Vegetal), os conteúdos da Morfologia Vegetal podem ser considerados como a base dos estudos da Botânica. Assim, ao aprender a estrutura básica deste conteúdo o aluno poderá obter subsídios necessários para o desenvolvimento dos conteúdos subsequentes a essa subárea, como por exemplo, a Sistemática Vegetal.

O desenvolvimento desse estudo está relacionado diretamente à minha formação acadêmica, como licenciada no curso de Ciências Biológicas, no qual presenciei constantemente a rejeição dos acadêmicos do curso (bacharelado e licenciatura), às disciplinas de Botânica. Tal rejeição era usualmente justificada pela complexidade dos conteúdos, pela falta de domínio destes e, também, às metodologias utilizadas por seus professores formadores (universitários) no processo de ensino.

Está relacionado, também, à minha participação, durante a graduação, em um curso de Formação Continuada para professores de Ciências/Biologia, no qual os participantes, também, apresentaram diversas dificuldades no processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos de Botânica, relacionadas com o pouco tempo destinado ao ensino dessa temática, a diversidade de terminologias presentes nesse conteúdo que se distanciam da realidade dos alunos, assim como, aspectos relacionados com o livro didático e as metodologias de ensino.

A partir dessa problemática este trabalho teve como objetivo buscar respostas para duas questões básicas, no qual os dados da primeira destas, quais são as dificuldades de licenciandos em Ciências Biológicas no processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos de Morfologia Vegetal? - possibilitou subsídios necessários para elaboração e investigação da segunda questão, como uma sequência didática, utilizando fotografias como um recurso didático alternativo, pode possibilitar contribuições no sentido de apropriação dos conceitos de Morfologia Vegetal/floral, por parte de alunos da Educação Básica?