Por Antonio César da Veiga, autor de Histórias da Gente do Meu Bairro
O autor resgata no livro a convivência com amigos e conhecidos, e acontecimentos, que são transformados em patrimônio, mitos e herança. O livro pode ser visto como um tratado das relações humanas, que na época entre 1960 e 1970 seguiam o mesmo caminho no lugar que fosse.
O nome do bairro ser “Tristeza” nada diz sobre seu real significado aos seus moradores ou mesmo àqueles que pouco conviveram nele. Com humor, discrição e certa zombaria, o autor transforma pessoas e situações da época naquilo que todos gostaríamos de conhecer e viver. O leitor verá Histórias da gente do meu bairro como se ele se mostrasse tal qual o seu bairro na sua juventude, de forma que a linguagem e os acontecimentos possam lhe ofertar alegres recordações e belíssimas saudades.
A. Cesar da Veiga
Nascido em Porto Alegre, morou no Paraná, Rio de Janeiro e Bahia, onde estudou e trabalhou. É professor de Química e químico com pós-graduação; atuou na área de mobilidade urbana como palestrante, escritor e consultor. Aposentado, é escritor de crônicas.
- Seu primeiro livro Gente do Meu Bairro foi um dos finalistas do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2022. Para conhecer Porto Alegre o livro Gente do Meu Bairro consta como opção de leitura.
- É Acadêmico Imortal na Academia de Letras do Brasil-RS ocupando a cadeira n.º 158.
- Possui participação em várias antologias, citações jornalísticas, programas de rádio e televisão em entrevistas, palestras, em Café Literário, convidado a diversas Feiras do Livro (inclusive a de Porto Alegre em 2022 e 2023), patrono de Feira do Livro do Clube do Professor Gaúcho.
- Semifinalista na edição do ano de 2023 do Prêmio MicroConto de Ouro, organizado pela Casa Brasileira de Livros.
- Convidado para lives de “Narrativas de uma lente masculina” para reflexões sobre crônicas do livro Gente do Meu Bairro.
Facebook: ACésar Veiga
Instagram: @antoniocesardaveiga