A Endometriose Vista por um Outro Prisma
Por Cristiano F. da S. Masetto, autor de Um Caso de Amor com a Endometriose: O Outro Lado da Doença
Livro “Um caso de amor pela endometriose: o outro lado da doença”, traz uma perspectiva diferente sobre doença, vista pela ótica do autor como espectador da jornada de sofrimento da sua esposa.
A endometriose é uma doença extremamente cruel e avassaladora. Além da dor intensa e do sofrimento físico e emocional, pode gerar inúmeras mutilações às mulheres acometidas. No entanto, não é uma doença explícita, pelo contrário, é bem silenciosa e vem de dentro do ventre.
“Acredita-se que 10% das mulheres do mundo, ainda que em diferentes níveis, tenham endometriose, contudo ela ainda é muito desconhecida e pouco debatida, mesmo pela classe médica”, ressalta o autor. É uma doença que carrega consigo muito da cultura machista da humanidade e de como a mulher é vista na sociedade, pois a leva a conviver com dores absurdas como se isso fosse “normal”, o que por vezes retarda o seu diagnóstico.
Contando com o prefácio do professor doutor Paulo Ayrosa Ribeiro, o livro traz uma narrativa diferenciada, conforme comenta o médico especialista na doença: “[…] nesta narrativa, apresentada aos leitores de forma transparente e pontual, o autor nos brinda com uma visão tanto interna como externa da vida de uma mulher com endometriose, trazendo à tona os problemas da assistência à saúde em nosso país, a importância da rede de apoio, a temática social e familiar, mas acima de tudo, nos estimula a um contínuo repensar de nossas práticas pessoais, profissionais e espirituais”.
Foi durante o período de isolamento imposto pela Covid-19 e o impacto que a pandemia gerou de diferentes formas na vida de milhares de pessoas, em que o autor se viu confinado à uma rotina mais simples, de afazeres domésticos e longe da rotina dos escritórios. E, desta forma reclusa, pôde se conectar de forma mais intensa com a endometriose, o que o fez refletir: se a endometriose ainda é um assunto tratado de forma tão superficial e distante para a maioria das mulheres, como esse assunto é tratado com os homens?
Mas, sobretudo: se existem milhões de mulheres com endometriose no planeta, existem também milhões de homens que se casaram com elas. Como esses homens e essas mulheres estão lidando com isso?
“Trabalho no diagnóstico da endometriose há 20 anos e vejo de perto o impacto ruim que o atraso no seu diagnóstico pode trazer à vida das pacientes. O Cristiano escreveu sobre a sua história com a endometriose de um jeito leve, divertido, despretensioso até, mas cheio de verdades. Profundamente emocionante em alguns momentos, o livro traz mensagens importantes que podem tocar mulheres, seus familiares, médicos e toda a equipe multidisciplinar envolvida no seu atendimento. Recomendo com alegria a leitura!” declara a doutora Ana Luisa Nicola, especialista no diagnótico da endometriose.
A proposta do livro é colocar a doença em pauta, questionando cada vez mais as alternativas de tratamentos e inciativas na busca de uma cura, bem como, de alguma forma, oferecer uma alternativa para informação e conexão para todos aqueles que estão travando essa batalha junto a doença.
Cristiano F. da S. Masetto
É publicitário e construiu uma sólida carreira na cidade de São Paulo-SP, junto às principais agências de propaganda do país. Hoje dedica sua vida ao empreendedorismo e à inovação, possuindo iniciativas em diferentes áreas, como franchising, tecnologia, comunicação e marketing. É pai de dois meninos e há mais de 30 anos percorre junto com sua esposa uma jornada de autoconhecimento e superação diante dos dilemas da vida à dois e principalmente com a endometriose.
Deixe um comentário