Cria
Por Paulo Souza, autor de Cria
O mundo rural já foi e continua sendo palco de diversas tramas registradas e imortalizadas por obras literárias que se eternizaram. Mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de estilos de escrita baseados na vida moderna, a imaginação e simplicidade do homem do campo ainda oferece conteúdo rico a ser explorado como matéria-prima para estórias encantadoras.
As regiões interioranas são fartas não somente em formas de se ligar à natureza, mas também em se tratando de crendices. Vocábulo este, não pensado aqui como termo pejorativo ou supersticioso, mas como algo que faz parte da existência do povo que habita longe da vida urbana. Sendo, portanto, uma característica intrínseca ao próprio convívio das pessoas. E a imaginação fértil dessa gente leva ao surgimento de seres misteriosos, mal-assombrados e fantasmagóricos, cuja essência é abstrata, porém, sustenta o mundo concreto.
Ao longo do tempo, o mundo civilizado, dominado pela tecnologia e o conhecimento fácil, foi aniquilando grande parte dessas crenças, eliminando ou substituindo uma ou outra criatura mística, cuja existência depende do modo como pensa o homem local. No entanto, em muitos desses rincões, escondidos entre matas e ribeiras, pessoas ainda se amedrontam e cultuam respeito por seres mitológicos e lendários. Criaturas estas que podem ser de todo tipo, más ou bondosas, investidas de poder por outras ou poderosas por si mesmas, cruéis ou solidárias para com o homem mortal.
Portanto, no mundo longe das selvas de pedra, de repente podem surgir outras divindades, tão poderosas e legítimas quanto aquelas cultuadas nos mais diversos lugares. Assim, essa temática voltada para o mundo mitológico, e um tanto medieval, pode oferecer a oportunidade de se mergulhar em estórias fascinantes sobre seres que só passam a existirem na imaginação fértil do homem do campo.
Para saber mais sobre o tema, conheça as obras Tabuvale e Cria.
Paulo Souza é escritor e professor da rede pública de ensino na cidade de Coreaú/CE. É autor do livro Tabuvale, lançado em 2021 pela editora Biblioteca24horas, no qual criou um mundo fictício, Tabuvale, que possui quatro divindades supremas, os Visões. Em 2024, publicou Cria, lançado pela editora Appris, cujo conteúdo explora o mundo místico de Tabuvale.
Deixe um comentário