04/08/2020

OBRA ASSOCIA MATRIZ SWOT E CICLO PDCA À AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Tags: BLOG

04/08/2020 - Por: Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra e Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti 

A avaliação da educação superior utiliza a análise SWOT para subsidiar tanto o planejamento, como para detectar que ações corretivas devem ser planejadas, visando à melhoria dos resultados dos indicadores aferidos. É aqui que se percebe o caráter inovador deste livro, pois as autoras criaram um ciclo PDCA como ferramenta complementar à Análise SWOT, direcionada, especificamente, à avaliação de cursos de graduação, utilizando o IACG de 2017.

Sob esse ponto de vista, em primeiro lugar, a utilização da análise SWOT é oportuna, viável e exequível, porque se constitui em importante subsídio para o entendimento do ambiente analisado, bem como para a gestão dos cursos. Em segundo lugar, é um elemento fundamental para o planejamento de estratégias voltadas à adequação aos preceitos estabelecidos pelo SINAES, subsidiando o Estado com dados e indicadores, para que, por meio de sua função de supervisão, garanta a oferta de educação superior de qualidade, por seus mecanismos de regulação e supervisão.

Para saber mais sobre esse assunto, conheça a obra Uso da Análise SWOT e do ciclo PDCA para avaliação de cursos de graduação a partir do IACG – 2017 (SINAES), das autoras Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra e Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, publicado pela Editora Appris.


 

 

SOBRE AS AUTORAS

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra é pós-doutora pela Universidade do Porto (2019) e doutora em Educação (UFPB). É professora associada II da UFPB, atuando no PPGE e MPPGAV. É avaliadora ad hoc do BASIs/INEP.

Lattes: lattes.cnpq.br/7195833831322050

Orcid: 0000-0002-6943-0338

Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti é mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela UFPB (2019) e graduada em Administração pela Unisul (2013). É assistente em Administração da UFPB, atuando como secretária de centro. Participa do Grupo de Pesquisa em Avaliação da Educação Superior (GAES) desde o ano de 2018.

Lattes: lattes.cnpq.br/7321641689565252

Orcid: 0000-0002-1659-0821