19/08/2020

Conheça a obra: Tecnologias em Educação e suas Contribuições para os Processos de Ensino-Aprendizagem

Tags: BLOG

24/06/2019 - Por: Prof. Dr. Alexandre Horácio Couto Bittencourt

Pensar em educação e escrever sobre o tema não é uma tarefa das mais simples. O processo de Educação, do pensar e agir, e principalmente “fazer” EDUCAÇÃO. Ao longo do caminho percorrido no processo de construção do conhecimento, a EDUCAÇÃO tem sido confrontada em trilhar novos caminhos.

E nesse momento em que as tecnologias educacionais são agregadas ao processo de ensino e aprendizagem, buscamos destacar de que forma essas propostas metodológicas contribuem para tornar o caminho da EDUCAÇÃO mais fértil, pontoado de ideias que propiciem ferramentas verdadeiramente úteis ao processo de ensino e aprendizagem.

Entendemos a educação como um processo dinâmico, que precisa estar conectado com todas as ferramentas possíveis que agreguem valores significativos ao processo de ensino e aprendizagem. Na construção do livro Tecnologias em educação e suas contribuições para os processos de ensino-aprendizagem, procuramos mostrar a utilização das novas tecnologias em diversos setores da Educação, mostrando a inserção dessas tecnologias e propiciando discussões que procuram mostrar o real significado dessa utilização no processo de ensino e aprendizagem.

É certo que, em muitos casos, a utilização dessas ferramentas pode trazer, a princípio, inseguranças e medos, mas entendemos que o processo educacional necessita receber apoio a partir das novas tecnologias em educação, de forma a se tornar mais dinâmico e valorizar essas ferramentas como agregadoras de valores ao processo.

Ficou claro com essa obra que a EDUCAÇÃO precisa vivenciar essas ferramentas de forma a estreitar a relação entre professor e educando, mudando os blocos e espaços de construção do conhecimento. O desafio fica lançado com esse livro para que novas propostas sejam acrescidas ao processo de ensino e aprendizagem e que a EDUCAÇÃO em todos os níveis atinja níveis melhores de excelência.

A introdução das tecnologias nos contextos escolares avança para a discussão sobre as formas de ensinar e aprender e para a demanda, cada vez mais urgente, por alterações na relação de mediação pedagógica entre professor, aluno e conhecimento. Por isso considero esse livro muito bem-vindo!

Fruto de projetos de pesquisa e de extensão que analisam e desenvolvem práticas de uso das mídias em contextos educacionais, tem como principal objetivo compartilhar, com professores, estudantes e profissionais de educação, reflexões sobre mediação pedagógica e aprendizagem na cultura digital, orientadas pela articulação, teórica e prática, entre Educação e Comunicação.

Os textos que o compõem discutem processos bem-sucedidos de uso, apropriação, criação e produção de conteúdo com e para as mídias, envolvendo crianças, jovens e professores da educação básica e acadêmicos e professores de duas grandes universidades no interior de Minas Gerais.

Experiências de aprender e ensinar, coletiva e colaborativamente, que mobilizaram diferentes agentes e tecnologias na construção de novos conhecimentos. São sempre profícuas as parcerias entre pessoas dispostas a inventar juntas outros modos de fazer educação. Isso é o que se pode apreender desse livro.


 

Prof. Dr. Alexandre Horácio Couto Bittencourt: Professor no Centro Universitário UNIFAMINAS. Coordenador de Pesquisa desde 2007, bem como coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAMINAS Muriaé. Desde 2014, atua na Universidade Estadual de Minas Gerais – Campus Carangola como coordenador de Pesquisa e Extensão e professor nos cursos de Ciências Biológicas e Administração.
Membro parecerista do COEPE, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E MATEMÁTICA e PRODUTOS NATURAIS E SUA APLICAÇÃO EM MECANISMOS PATOGÊNICOS, participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos da Biodiversidade e Conservação da Zona da Mata Mineira. Possui experiência nas áreas de Biologia Celular e Estrutural, Histologia, Farmacobotânica e Farmagonosia, Fitoquímica e Gestão Ambiental. Desenvolve pesquisas com plantas em atividades biocidas, Plantas com potencial terapêutico no combate a inflamações, educação ambiental e arborização urbana e Ensino e aprendizagem aplicado às novas tecnologias em educação. Detentor e responsável do domínio alexandrebittencourt.com.br.