02/02/2021

Na educação superior

Tags: BLOG

02/0122020 - Gisele Souza do Amaral

Quando se pensa em educação, a maioria das pessoas imagina aulas, alunos, professores, coordenadores e diretores, mas a área de educação é muito vasta e existem muitos outros profissionais e cargos.  

O MEC (Ministério da Educação) é o órgão regulador das Instituições de Ensino Superior (IES), ou seja, todas as faculdades, centros universitários e universidades são fiscalizadas por essa entidade. 

E existem alguns porta-vozes que fazem a “ponte” entre a instituição e o MEC.  Um deles é o representante legal, autoridade maior de uma instituição, e o outro é o procurador institucional, também conhecido como pesquisador institucional e até recentemente chamado de recenseador institucional, que apesar de nomenclaturas e atividades diferentes, geralmente é um cargo exercido pela mesma pessoa, dentro da IES.

Essa é uma daquelas profissões que você nem imagina que exista, mas é a peça de uma engrenagem fundamental que faz a “roda” da educação superior girar. Profissional de extrema confiança, este é nomeado pelo representante legal, ou outra autoridade maior, das faculdades, centros universitários e universidades.

O PI, como é comumente conhecido nesse âmbito, tem enormes responsabilidades. Atua no compliance da instituição, observando, acompanhando e fazendo cumprir todos os atos ministeriais.  Também é responsável por cadastrar, atualizar e acompanhar processos institucionais e de cursos, receber e auxiliar as visitas das comissões in loco, coleta de dados para alimentar as bases oficiais de órgãos reguladores, viagens para palestras, treinamentos ou capacitações, dentre outras atividades.

A sua rotina é bastante atarefada, e o ócio não faz parte dela, é preciso acompanhar a legislação, novos prazos que são modificados por alterações em atos diversos a todo instante, ser um profissional dedicado, atento e multifacetado, pois qualquer descuido pode prejudicar a instituição em que atua.

Saiba mais sobre o tema no livro Quem é e como atua o Procurador Institucional?, de Gisele Souza do Amaral.


Gisele Souza do Amaral é mestre em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio, possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC/RS, MBA em Gestão Universitária pelo Centro Universitário UniCarioca e pós-graduação em Administração Escolar pela Universidade Candido Mendes, graduação em Marketing pelo Centro Universitário UniCarioca e graduação em Gestão Estratégica do Secretariado Executivo pela Universidade Candido Mendes.  Atua na área de educação superior desde 1995.  É autora do livro Quem é e como atua o Procurador Institucional?, disponível em https://www.editoraappris.com.br/produto/4624-quem-e-como-atua-o-procurador-institucional