14/04/2021

O que você sabe a respeito da História da África?

Tags: BLOG

14/04/2021 - Gisele Maria Beloto

Você sabia que uma das maiores líderes da Costa Ocidental da África foi uma mulher? Sim! Nzinga Mbandi foi uma “Ngola”, um título de soberania da região durante o século XVII, que traçou diversas batalhas contra os portugueses que buscavam burlar o seu poder e seu domínio territorial.

Atualmente, Nzinga ainda está presente como símbolo de empoderamento e resistência na luta antirracista e anticolonial. É considerada uma heroína nacional em Angola e uma das mais importantes líderes femini­nas da África pela Unesco.

Sua herança cultural também atravessou o oceano Atlântico e permanece presente na cultura afro-brasileira, como no gingado da capoeira, nas congadas, nas religiões de matriz africana, entre tantos outros exemplos!

Para saber mais sobre o tema conheça a obra Paradidático sobre a História da África: o ateliê do aluno. Nesse livro paradidático, voltado para professores de História que lecionam na rede básica de ensino, além da história de Ngola Nzinga, você também terá acesso a uma breve História da África.

 

 

Acesse a obra da autora neste link.  


 

Gisele Maria Beloto: mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), na linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, graduada em História (licenciatura) pela mesma instituição. Atualmente é professora de História.

 

Artur José Renda Vitorino: doutor e mestre em História pela Universidade de Campinas (UNICAMP), graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela mesma instituição. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e das Faculdades de História e de Pedagogia da PUC-Campinas.