26/04/2021

Como trabalhar com trajetórias de africanos no ensino de História?

26/04/2021 -  Carolina Corbellini Rovaris

No cotidiano docente, é comum professoras e professores encontrarem dificuldades no que diz respeito ao trabalho com trajetórias de sujeitos históricos em sala de aula. No entanto, esse tema pode ser abordado com vistas a um ensino de história local relacionado ao contexto global.

  Quando trabalhamos os mais variados conteúdos históricos com os alunos, geralmente os abordamos no coletivo ou a partir de acontecimentos, sem nomearmos os sujeitos que dele fizeram parte. A produção de narrativas a partir de trajetórias, nesse sentido, pode contribuir para trabalhar no ensino de história o passado como um universo de experiências possíveis, não somente fatos e datas. É justamente esse o objetivo da proposta didática de ensino de história Narrativas sobre a Diáspora Africana, que surgiu com o intuito de trazer para a sala de aula o estudo de diferentes conceitos históricos a partir de trajetórias e construção de narrativas.

Dessa proposta surgiu o site educativo https://trajetoriasdadiaspora.com.br/, que tem como personagens quatro sujeitos de origem africana que viveram em Nossa Senhora do Desterro/SC no século XIX. Para cada sujeito há etapas de investigação de fontes históricas, que, por sua vez, foram elaboradas para se compreender determinados conceitos: identidade/identificações, experiência, liberdade, vínculos de solidariedade, diáspora e estratégia. Após a realização de todas as etapas, o estudante é instigado a construir uma narrativa dando significado à trajetória daqueles sujeitos a partir dos conceitos estudados. Portanto, essa proposta didática é resultado de reflexões teóricas acerca do tema, aliadas à prática docente da autora.

            Para descobrir mais sobre o assunto, conheça a obra Nos rastros de sujeitos diaspóricos: narrativas sobre a Diáspora Africana no Ensino de História, escrita por Carolina Corbellini Rovaris, publicada pela Editora Appris.

 


 

Carolina Corbellini Rovaris é Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória/Udesc, graduada em licenciatura e bacharelado em História pela Udesc e professora de História da educação básica em Lages/SC.