26/04/2021

Gamificação das habilidades socioemocionais: a escola socioemocional socionômica é selecionada para delegação virtual da Ucrânia

Tags: BLOG

26/04/2021

“Delegação Digital” é o termo utilizado para definir um grupo de empresas que participa de uma missão de negócios realizada virtualmente entre os dias 22 e 26 de março de 2021. Esse grupo se beneficiará de uma agenda de negócios com os principais atores de inovação do ecossistema ucraniano, como parques tecnológicos, líderes públicos, fundadores de startups, entre outros.

Durante a missão, nosso time de colaboradores e especialistas em games foram selecionados para compor a delegação virtual da Ucrânia, onde aprenderam as principais oportunidades de negócios e receberam dicas práticas para fazer negócios com o mercado local e internacional.

A iniciativa é realizada pelo Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty e pela Embaixada do Brasil em Kiev, com organização da uGlobally e da Center 42 Innovation Agency e apoio do MCTI e da Anprotec.

O Programa de Diplomacia da Inovação (PDI) busca quebrar os estereótipos vinculados à imagem do Brasil no exterior e, com isso, mostrar um país que produz conhecimento, produtos e serviços em setores da fronteira científica e que tem capacidade de ser referência mundial em certas tecnologias.

O Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) da Embaixada do Brasil em Kiev é parte integrante da rede de promoção tecnológica do Itamaraty, tem como objetivo ser agente facilitador na prospecção de oportunidades de cooperação tecnológica internacional e de projeção das potencialidades do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país.

Fundada no Brasil e incorporada na Holanda, a uGlobally ajuda projetos inovadores a acessar mercados internacionais. Já trabalhou com mais de 250 empresas inovadoras de mais de 35 países e realizou projetos para entidades como a União Europeia, Sebrae Nacional e atores de ecossistemas ao redor do mundo.

Fundada por Kirill Mansur, um dos principais atores do ecossistema ucraniano, o Center 42 é uma butique de inovação com o objetivo de desenvolver o mercado de inovação local. Seu portfólio conta com clientes como o governo local, Unit.City, Unilever, Bayer, ONU, entre outros.

Desde nossa inauguração, o compromisso que assumimos é de ajudar as pessoas a “viver, criar e ser” melhor, para que possam construir a carreira dos seus sonhos. A Escola Socioemocional Socionômica oferece um método de ensino-aprendizagem personalizado e único, criando um ambiente que inspira, educa e encoraja mentes criativas a atingirem o maior nível de sucesso.

A escola resulta de uma pesquisa científica em que as habilidades socioemocionais foram classificadas em cinco grandes domínios, os chamados Big Five (abrir-se a novas experiências, conscienciosidade, extroversão, amabilidade, estabilidade emocional), os quais foram integrados à socionomia e concretizados em sociodramas primários, método de ação e aprendizagem profunda para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O programa oferece o que você procura sobre planejamentos e recursos para capacitação em habilidades socioemocionais por meio de sociodramas primários, método único criado por e para professores.

O sociodrama não consiste em conservar modelos, mas em treinar e desenvolver o educando no hábito da espontaneidade (sim, ela pode ser treinada, ensinada e replicada!), enxergando no aluno um gênio em potencial. Inicialmente, com o novo método, a tendência é resistir, mas logo se anseia vivenciar outros papéis, para ver florescer suas habilidades e capacidades, a exemplo de Hamlet, que em seu solilóquio “to be or not to be”, “ser ou não ser”, “viver ou morrer”, traz um questionamento existencial, além da própria vida existencial.

É uma nova tendência educacional. Método de ação e aprendizagem profunda para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, os sociodramas primários são uma tendência educacional que atua no contexto fictício do “aqui e agora”; que leva o sujeito não só a encontrar a solução como resolver o conflito para a sua própria realização; e que se interessa por estados de espontaneidade para desenvolver atividades curriculares, despertando o estado de produção, que é o princípio essencial de toda a experiência criativa, capaz de liberar as energias criadoras para gerar atividades curriculares, objetivas e envolventes.

Com planos de internacionalização, a Escola Socioemocinal Socionômica expande suas atividades por meio da gamificação das habilidades emocionais, pois os games apontam para uma grande revolução no campo educacional. O projeto de internacionalização da escola é conduzido por um time de colaboradores, especialistas, atores, diretores, escritores e pesquisadores, para criaram uma nova logomarca lançada na Deleção Virtual da Ucrânia.

Delegados da Comissão Virtual da Ucrânia:

Antonia Benedita Teixeira (autora do livro Habilidades Socioemocionais na Educação), Fábio Schons Burkard, Leonardo Ribas da Silva e Aldo Pereira Filho.

Idealizadores e colaboradores da nova Logomarca da Escola Socioemocional Socionômica:

Criação de arte: Leonardo Ribas da Silva

Designer: Maria Cristina Steyer Burkard

https://www.escolasocioemocional.com