30/04/2021

Conheça o livro: Quais são os Crimes de Colarinho Branco e Periférico

Tags: BLOG

30/04/2021 - Américo Ricardo de Godoy Costa

A obra Quais são os crimes de colarinho branco e periférico busca esclarecer quais são esses crimes no ordenamento jurídico brasileiro. Para isso, apresenta estrutura e eficácia no âmbito penal, leis especiais e aborda o direito comparado em demais países, ainda traz informações a respeito do crime de lavagem de dinheiro na União Europeia e interessantes fatos que ocorreram nos Estados Unidos.

Serão expostos nesse livro os imprescindíveis princípios constitucionais do direito penal e os princípios penais e processuais penais do nosso ordenamento jurídico, e ainda a explicação acerca do Iter Criminis, bem como as condições da Ação. Ainda será abordado sobre a aplicação penal dos crimes de roubo e furto, bem como os crimes de colarinho branco e de lavagem de dinheiro. Será explicado sobre o crime do “mensalão” e de colarinho branco mais famoso no Brasil, a operação “Lava Jato”, bem como as principais informações dessa operação, quais eram os objetivos dos criminosos, como foi articulada essa organização criminosa e quais foram as consequências da “Lava Jato”, uma operação que foi conjunta entre Poder Judiciário e a Polícia Federal.

O livro convida o leitor a refletir sobre diversos aspectos, por vezes contraditórios, de nossa legislação penal. A seleção dos temas expõe, ainda que de modo indireto, a importância que se deve dar à punição justa e ao tratamento igualitário entre todos os personagens que figuram no polo passivo de um processo criminal. Ao cuidar dos casos recentes de apuração de grandes esquemas de corrupção em nosso país, acalenta a esperança de que a Justiça Penal pátria, que antes não se ocupava dessa camada de criminosos, passe a lhe dar a devida atenção.

Para mais informações, te convidamos para a leitura do livro neste link.  


Américo Ricardo de Godoy Costa é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Pós-graduado em Direito Penal pela Faculdade Ibmec São Paulo e pelo Instituto Damásio de Direito. Graduado em Marketing pela Fatec Internacional (Uninter). Graduado em Direito pela Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi). Advogado. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Santo Antônio da Platina/PR – OAB/PR (2019-2021). Membro da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da Subseção de Santo Antônio da Platina/PR – OAB/PR (2019-2021). Pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa em Constituição, Educação, Relação de Trabalho e Organizações Sociais da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).