28/03/2019

As Estruturas para os Sonhos Acontecerem

Tags: BLOG

28/03/2019 - Por: Marcelo Felippe

 

“Os sonhos se materializam quando os alicerces estão prontos”
Dalton Ferreira e Marcelo Felippe

O que é necessário para transformar um sonho em realidade?

A estrutura por trás da realização pessoal passa por crenças, valores, significados, ideias, percepções, comportamentos e as palavras que usamos. A combinação exata de todos esses itens faz com que algo aconteça em nossas vidas.

O retorno financeiro só acontece de forma harmônica, quando tudo aquilo que você é trabalha integrado. Quando a harmonia não existe, o ganho tende a não ser sustentado.

Quantas pessoas você já ouviu falar que ficaram ricas ou famosas, mas que também perderam a saúde? Ou então se envolveram com vícios (drogas, álcool, sexo...)?

Quantas pessoas você já ouviu falar que conquistaram muitas coisas e perderam tudo algum tempo depois?

Quantas pessoas famosas acabaram se suicidando ou morrendo precocemente por não saber lidar com tudo que conquistaram?
Tudo isso acontece quando conquistamos algo, sem criar antes as estruturas para chegarmos lá.

Se construo uma casa para mim e tempos depois chego à conclusão que queria mesmo um prédio de cinco andares, se simplesmente começar a construir um andar em cima do outro, o prédio vai desabar, pois a estrutura foi feita para sustentar uma casa, não um prédio. Para dar certo, preciso derrubar a casa, refazer as estruturas para que ela suporte os cinco andares. E se anos depois descubro que agora quero um prédio de vinte andares? Todo o processo de destruição e construção recomeça.

Se seus sonhos fossem uma construção (como uma casa, um prédio...), os alicerces que criou até o momento são fortes o suficiente para sustentá-los sem desmoronar? Seja sincero consigo mesmo. Quantas vezes você começou algo que, logo depois, virou cinzas?

Se não forem, é melhor você tirar temporariamente o foco do prédio (sonho) e começar a colocar o foco nos alicerces (crenças, valores, estrutura do pensamento, emoções...).

Quantos de nós estamos agora ansiosos em busca de nossos sonhos, mas quando nos fazemos essa pergunta chegamos à conclusão de que os alicerces não são suficientes? Tem um ditado que diz: o mestre aparece quando o discípulo está pronto. Da mesma forma, o sonho se materializa quando os alicerces estão prontos. Os seus já estão?

Se não estão, ao invés de gastar energia com ansiedade em cima do seu sonho, comece a usar essa energia para criar as bases de sustentação.

Indo além, como seus sonhos se conectam? Ao invés de ficar trabalhando em vários sonhos, metas e desejos, perceba que todos eles se conectam de alguma forma, todos estão dentro de você. Ou seja, todos usam, em algum nível, os mesmos alicerces. Quanta energia você anda gastando em vários “projetos” diferentes sem parar para pensar no que eles têm em comum? Quanta energia anda dissipando sem perceber? Onde está seu foco? Onde você está colocando sua atenção? Aquilo em que você se concentra se expande!

Será que não está no momento de dar um passo atrás? Será que não está no momento de parar de apressar o sonho e começar a fortalecer sua base, seus alicerces?

Dinheiro talvez seja um dos alicerces mais mal compreendidos por muitas pessoas, em relação tanto à sua profundidade como à sua ligação com vários outros aspectos da vida.

Entendendo e estudando a estrutura por trás das finanças, vamos perceber que, como dissemos acima, o dinheiro é só um alicerce, um meio para um fim maior.

O livro Transformando dinheiro em liberdade – como alcançar a autonomia e independência pessoal, por exemplo, trabalha muito bem esses alicerces, assim como outros.

Como andam suas estruturas? Pense nas dificuldades que já enfrentou na vida e se pergunte se seus alicerces estavam realmente adequados.

Faça um retrospecto da sua vida, do que deu certo e do que não deu, focando seu olhar nos alicerces. Eles estavam adequados?

Se não, talvez esteja na hora de estruturá-los. Se estavam, lembre-se que os desafios vão sempre aumentando e, por isso, vamos fortalecê-los agora. Não deixe para depois.

Artigo baseado no livro Transformando dinheiro em liberdade.


Marcelo Felippe é Pós-graduado em Psicologia de Grupo e Desenvolvimento de Equipes; Pós-graduado em Neurociência pedagógica; MBA TI em Gestão de Negócios
Engenheiro de Telecomunicações; Facilitador das formações com certificações internacionais em PNL, Coaching e Neuro-semântica no Brasil e no Exterior; Mais de 11 anos de experiência no mercado de palestras, treinamentos comportamentais e coaching; Mais de 10 anos de experiência no mercado de TI nas áreas de vendas, consultoria e gestão de produtos; Coach de Vida, Executivo e de Equipes; Autor dos livros: Transformando Pessoas – Coaching, PNL e Simplicidade no processo de mudanças e Transformando Dinheiro em Liberdade – Um caminho para a autonomia e independência pessoal; Membro da World NLPC, do WCC e da Sociedade Internacional de Neurossemântica; Professor de Tai Chi Chuan; Mais informações: www.marcelofelippe.com.br / www.transformandodinheiroemliberdade.com