24/05/2021

Em Prol de Cravar Júbilo Nos Corações Dormentes

Tags: BLOG

24/05/2021 - Julia Pascali.

Lançado em novembro de 2020 pela Editora Appris, este livro, em forma de testemunho poético, revela o percurso da atriz Julia Pascali e suas vivências junto às culturas indígena e oriental na busca pelo estado de presença. Com novo olhar e conduta, aborda treinamentos, didáticas e proposições artísticas participativas.

Guiada pela intuição, ao modo de em um rito de passagem, surgem seus poemas, registros de época, histórias, insights, fotos, desenhos e diálogos com mestres de teatro e antropologia - Grotowski, Van Gennep, Erika Fisher-Lichte, Victor e Edith Turner.

O percurso apresenta, desde sua juventude, a tendência a viver a vida e o teatro em performancepela necessidade de ampliar níveis de consciência e militar rumo à comunhão da arte coletiva.

Originalmente apresentado como tese de doutorado (Unicamp/IAR), este trabalho teve a orientação do reconhecido diretor de teatro Marcio Aurélio Pires de Almeida.

“Minha pesquisa tomou duas direções: a interior, em um mergulho até chegar ao silêncio que rompe a barreira do ego, e a de expansão da comunicação para com os reinos animal, vegetal, mineral e estelar”. "à venda..."

 


 

 

 

 

Julia Pascali, interatriz, performer, pesquisadora e doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP, Mestre pela Universidade Federal do Pará, foi professora da UFPA, da UNB, da UEG e da UFG, dedica-se, desde 1973, à arte da expressão cênica, privilegiando inclusão e diversidade, artes integradas e participativas. 

 Em 1984, iniciou a pesquisa intitulada Sincronicidade e Expressão com duplo veio: a vivência junto às populações nativas do Brasil, índios e ribeirinhos, e estudos da expressão, do movimento e da concepção artísticos orientais, buscando com isso integrar a expressão cênica e da vida cotidiana e saberes populares com os atributos de concentração, disciplina e síntese. 

Promove o encontro dos saberes indígena e oriental na condução de vivências holísticas integrando teatro, dança, música, artes plásticas, fotografia e vídeo, treinamentos de profissionais e trabalhos comunitários participativos.