25/05/2021

Qual o real significado de honrar pai e mãe?

Tags: BLOG

25/05/2021 - Anna Luisa Araújo.

Vou explicar aqui abaixo, brevemente, do ponto de vista biológico, energético e emocional.


Do ponto de vista biológico: hoje, você que está aqui, lendo este artigo, teve origem de um óvulo e um espermatozoide, certo? Então, biologicamente, você tem metade do material genético do seu pai e metade do material genético da sua mãe, independentemente se você os conhece ou não.

De acordo com a epigenética, além do material conhecido como DNA que formata suas características físicas, há uma outra parte não codificante em que estão presentes as memórias de ambos. Em cada emoção que seus pais sentiram ou vivenciaram, houve um print no material genético deles e, esse print e memórias, vieram com você — mesmo que você nunca tenha os conhecido. Quando você nega um dos dois, a característica de um ou do outro que você mais recrimina será revelada a você, psicologicamente e comportamentalmente, para que você se “lembre” de onde você veio.

Do ponto de vista energético: precisamos lembrar que, no exato momento em que somos concebidos, há uma fusão, uma explosão de luz, a qual até hoje a ciência não sabe explicar. Nesse momento, acredito eu, estamos em contato com a energia motriz, a energia de toda origem do universo. Matéria (óvulo e espermatozoide) que viram luz e matéria novamente. Quando você nega seu pai ou sua mãe é como se você quisesse quebrar algo que foi energeticamente fundido e, assim, você se machuca.

Do ponto de vista emocional: você está ligado emocionalmente aos seus pais, mesmo que inconscientemente, por gratidão. Não que essa gratidão seja consciente, mas é pelo fato de você estar vivo até este momento. Você, em gratidão, tomou a vida que lhe foi dada e deu continuidade a ela. Você está vivo, afinal.

Quando você tenta negar um de seus pais é como se você desse as costas para a vida e, internamente, você morre, apresentando cognitivamente sintomas de tristeza profunda ou sintomas de depressão.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil. Você, como adulto, deve se posicionar. Porém, caso queira mudar algo em seus pais, sugiro que mude isso em você. Afinal, você tem mais recursos e muito mais tempo do que eles aqui na Terra para isso.

 


 

 

 

Anna Luisa Araújo -  terapeuta comportamental, assistente social, bióloga, especialista em Saúde da Família e autora do livro O outro lado. Estudou diversos campos, dentre eles a Programação Neurolinguística, Parapsicologia, Teoria Cognitiva Quântica, Psicanálise, Constelações Familiares, Budismo, Espiritismo, Yoga e Ho’oponopono.