01/07/2021

Já Sei o que é o Autismo. E Você, quer Saber? Aprendendo sobre Autismo, Neurociência e Comportamento

Tags: BLOG

01/07/2021 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais conhecido como autismo, tem como características principais prejuízos na interação e comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Apesar do crescente número de pessoas diagnosticadas com TEA , ainda são muitos os desafios que permeiam a inclusão das pessoas com autismo. O preconceito e os mitos acerca do transtorno atravessam os diferentes contextos e são, em suma, consequência da falta de informação e da carência de materiais com linguagem simples e acessível sobre o tema.

Diante disso, denuncia-se a necessidade de tornar o conhecimento mais acessível, prático e didático, que atinja os mais variados públicos, nas diferentes faixas etárias. Acima do diagnóstico, existem pessoas com suas características singulares que não se resumem a um conjunto de sintomas, "autismo é parte de mim, mas não me define", como disse Temple Grandin.

Desse modo, entende-se que o conhecimento é a base para a inclusão e compartilhá-lo de maneira lúdica é como plantar uma semente que terá como frutos o respeito, a tolerância e a compreensão para com as pessoas com autismo.

Acesse o livro neste link

Autores:

Géssica Peres

Mestre em Neurociências Cognitivas e Comportamentais pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Ispa) e pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) (2018-2020). Desenvolveu sua pesquisa no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), Portugal. Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Cláudia Gonçalves

Doutoranda em Biologia/Neurociências no Instituto Gulbenkian de Ciência (Portugal). Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Moncton (Canadá). Graduada em Psicologia Clínica, variante Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistêmica pela Universidade de Lisboa e pela Universidade Bordeaux Ségalen (França). Tem experiência como docente e em intervenção social com grupos vulneráveis.

 

Raquel Ghizoni Argenta

Pós-graduanda em Autismo pela Unilas (2019-2021). Cursa Formação em Análise do Comportamento Aplicada (2020-2021) e Terapia Cognitivo-Comportamental (2020-2021). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua como psicóloga clínica em um Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) com avaliação e intervenção de crianças com autismo.

 

Caroline Peres

Mestranda em Atenção Integral à Saúde (Unijuí). Especialista em Intervenção Multidisciplinar nas Perturbações do Transtorno do Espectro Autista (PEA) pelo Instituto Criap, em Lisboa. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista (Censupeg). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Membro efetivo da Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami)/Casa Ama. Membro do Grupo de Estudos e Apoio aos Familiares de Pessoas com TEA (Assami/Casa AMA). Atua como fonoaudióloga na Fareinsieme – Centro Integrado de Desenvolvimento Humano, com avaliação e intervenção clínica de crianças e adolescentes com autismo.

 

Priscilla Lucena Vianna Dias

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (Censupeg). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial Inclusiva (Unopar). Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista (Censupeg). Graduada em Pedagogia  com habilitações em Orientação e Supervisão Educacional (Faculdade São Judas Tadeu). Coordenadora do Grupo de Estudos e Apoio aos Familiares de Pessoas com TEA (Assami/Casa AMA). Atua como neuropsicopedagoga clínica na FareInsieme – Centro Integrado de Desenvolvimento Humano com avaliação e intervenção clínica de crianças e adolescentes com autismo. Atua também como docente na Faculdade Censupeg  e docente convidada na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

      

Diego da Silva Medeiros

Ilustrador, artista visual e designer. Graduado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema em São Paulo/SP, com especialidades nas áreas de Ilustração Digital 2D, Criação de Personagens e Cenários. Atua como ilustrador freelancer e também como professor particular de Artes e Desenho.