06/07/2021

Luxo Acessível: a percepção de valor de consumidores jovens.

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01/07/2021 - Camila Moreira Almeida de Miranda 

O luxo é uma característica imperecível e intrínseca da sociedade. Atualmente, as grandes marcas de luxo estão se preocupando muito com a sua desejabilidade e buscam fortalecer seu relacionamento com clientes por meio de mais intimidade e aprimoramento de suas credenciais.


Dentre os maiores desafios que as marcas enfrentarão futuramente tem-se o aumento de consumidores mais jovens e questionadores. Nesse sentido, é muito importante compreender a percepção de valor de consumidores jovens em relação ao consumo de artigos de luxo e, em especial, de luxo acessível.


O público jovem é um estrato consumidor que confere muita importância a produtos de luxo, pois é por meio de produtos de marca de luxo que conseguem diferenciação social e definem a maneira como os outros os enxergam. Além disso, consumidores jovens praticam um consumo bandwagon, um efeito que provoca o desejo de pessoas comprarem um produto para ter penetração social, para se conformarem a indivíduos que desejam associar-se a fim de estarem na moda.


Buscando compreender esse segmento consumidor, fez-se necessário encontrar respostas para a seguinte pergunta: quais aspectos influenciam a percepção de valor de compradores jovens que adquirem produtos de marca de luxo acessível? A ideia nesse livro é estudar as variáveis influenciadoras na percepção de valor de consumidores jovens que compram produtos de marca de luxo acessível. A autora procurou identificar e avaliar as variáveis latentes que interferem no comportamento do consumidor jovem de produto de marca de luxo acessível, verificar como a percepção de valor desse consumidor interfere na atitude, lealdade e intenção de recompra e, por fim, propor um modelo de mensuração específico para esse grupo consumidor.


Esse livro torna-se especial pelo fato de possuir dois enfoques imprescindíveis para as análises de comportamento do consumidor jovem: um acadêmico e outro gerencial. Vale frisar que o modelo proposto foi elaborado especificamente para mensurar a percepção do público jovem, pois acredita-se que esse consumidor possui características de consumo específicas.


Para gestores que focam suas estratégias de marketing de luxo no público jovem, esse livro ajudará a compreender como a influência social (status) tem relação direta com a aceitação pelo grupo ao qual o consumidor jovem pertence.


O luxo acessível oportuniza aos jovens de classes emergentes usufruírem do mercado. Para esse estrato da população, usar um artigo de marca de luxo implica em aceitação dos pares. Aliás, jovens “são grandes consumidores de vestuário, cosméticos e valorizam marcas como forma de inclusão social e demonstração de status na sociedade” (AZUMA apud ROLLI, 2014, p. 1). Ainda, por esse estudo verificou-se que a percepção de valor dos jovens consumidores, compradores de produtos de marca de luxo, influencia positivamente na atitude, lealdade e intenção de recompra.

Para saber mais sobre o tema, consulte a obra “Luxo Acessível: A Percepção de Valor de Consumidores Jovens”.

 

 


 

 

 

 

Camila Moreira Almeida de Miranda -Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2001) e mestrado em Políticas Públicas de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Atuou de 2005 a 2009 no ensino superior privado no estado de Mato Grosso do Sul. Possui experiência de pesquisa na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: expansão escolar, a importância econômica do programa nacional de merenda escolar, segmento de mercado estudantes universitários, estilo de vida e consumo de álcool, tabaco e outras drogas por estudantes universitários. Na área da administração possui experiência em pesquisa sobre comportamento do consumidor de marca de luxo e empreendedorismo. É professora adjunta da UFMS, e doutora pelo Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA), com ênfase em estratégias em organizações.