17/05/2019

Você Já Parou para Entender Como os Problemas na Coluna Vertebral Afetam Sua Qualidade de Vida?

Tags: BLOG

17/05/2019 - Por: Miburge Bolívar Gois Júnior

 

Na verdade, milhares de pessoas em nosso país ainda não se deram conta desse fato. Observe quantas vezes você já teve dor em sua coluna este ano? Todos nós sabemos que problemas recorrentes são de difícil resolução. Fica fácil imaginarmos que uma dor que foi se perpetuando ao longo da vida será resolvida como um passe de mágica com remédios milagrosos ou exercícios perfeitos.

Nossa coluna vertebral é, exatamente, como tudo na vida moderna. Não é perfeita, mas devemos saber como utilizar, principalmente, para atividades do dia a dia. Saber como é formada, suas estruturas anatômicas, funcionamento, manutenção e, principalmente, as lesões mais importantes, torna-se mais que uma obrigação, afinal, nós a utilizamos para realizar nossas atividades do nascimento até a maior idade. Outro ponto importante é acharmos que esses tipos de problemas na coluna vertebral nunca acontecerão conosco ou com pessoas das quais gostamos. Puro engano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2018), mais de 80% da população mundial sofrerá episódios de dor na coluna ao longo da vida e, certamente, essa dor poderá ser causada por problemas genéticos, como: escolioses ou más formações nas estruturas anatômicas, traumas diretos gerados por acidentes de trânsito, problemas degenerativo-crônicos nos idosos e, certamente, o mais relevante de todos, a má postura. Utilizar colchão e travesseiro de forma inadequada, dormir, levantar, sentar, escovar os dentes, pegar pesos, limpar a casa, passar ferro, dirigir, trocar a fralda de uma criança ou mesmo conduzir um cadeirante de forma errada implicará em movimentos errados os quais causarão dor. A dor é definida como uma sensação desconfortável e pode ocorrer por vários aspectos, provenientes ou não da coluna vertebral, isto porque, muitas vezes, sentimos dor na coluna e, na verdade, a raiz do problema está em outros órgãos e vice-versa.

É, parece que agora você deve ter se convencido que precisa entender melhor sua coluna vertebral! Não deixe que problemas agudos ou crônicos tomem conta de sua vida. Ser feliz é viver sem dor, afinal, dor e felicidade não combinam.

Para saber mais sobre esta e outras várias dicas preventivas, reabilitacionais e de qualidade de vida, fica fácil. Todos estão convidados a mergulhar nessa leitura objetiva e com linguagem acessível a todos, por meio do livro Desvendando os segredos da coluna vertebral: tudo o que eu precisava saber para cuidar bem da minha coluna.

Boa leitura!


Prof. Dr. Miburge Bolívar Gois Júnior é efetivo adjunto IV da Universidade Federal de Sergipe (UFS), defendeu sua conclusão de curso sobre as escolioses (Unifenas, 2000), concluiu as especializações em reabilitação da coluna vertebral: Escola Baiana de Medicina (2001), residência na Université de Lyon (França, 2002), especialização em terapias manuais (UFMG, 2003-2004), mestrado na (USP, 2005-2007), doutorado (USP, 2008-2010), pós-doutorado (USP, 2011) e, atualmente, está realizando o segundo Pós-doutorado em Reabilitação da Coluna Vertebral na Florida International University (FIU), como professor convidado do Departamento de Fisioterapia e Pesquisa Clínica.