17/11/2021

Saberes de professor

Tags: BLOG

17/11/2021 -  Paulo Célio Ramos Soares

Todo professor já se perguntou ou foi perguntado sobre o que é necessário para ser professor? Além, claro, de sua licenciatura. Mas sabemos que a licenciatura é apenas o primeiro passo de sua carreira, porque o que nos torna professores é a rotina escolar, é a nossa prática.

No cotidiano escolar nos deparamos com inquietações sobre como melhorar nossas aulas? O que colocar no currículo? Somos desafiados a enfrentar conflitos entre alunos, familiares, e sim, entre nós professores. Temos que ser cuidadosos para combater práticas como o bullying, temos que estar em constante formação, com muita leitura e muito debate com os colegas.

A vida de professor não é fácil, isso é verdade. Mas a prática nos ensina a tornar essa vida mais simples, a partir da confiança e da descoberta de alternativas que ajudam a refletir as ações.

Um professor de Ensino Religioso precisa ter cuidado para não incitar a intolerância, o professor de Língua Portuguesa pode aproveitar as variantes linguísticas para mostrar a naturalidade da fala e o respeito entre todos, o professor de Matemática pode recorrer ao uso de história da matemática para tornar suas aulas mais atraentes, e dessa maneira todos podem pensar em processos avaliativos mais coerentes para seus alunos.

Esses são exemplos que notamos nas conversas entre educadores, pois cada professor tem uma definição própria do que é educação, de como fazer educação.

São também temas relevantes que circundam a prática docente e que devem ser refletidos não apenas pelos professores, mas pelos gestores, coordenadores e pela família de cada estudante que hoje está matriculado numa escola.

Para saber mais sobre as práticas docentes, conheça a obra Reflexões e Experiências das Práticas de um Docente, de Paulo Célio Ramos Soares.



Paulo Célio Ramos Soares é graduado em Matemática, pela UFCG e Filosofia, pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Especialista em: Educação para as Relações Étnico-Raciais (UFCG); Ensino da Matemática (Cruzeiro do Sul Virtual); Tópicos Especiais em Matemática (FAVENI); e Educação, Diversidade e Cidadania (FAEL). Mestrando em Educação com foco em formação de professores pela FUNIBER.