07/04/2022

Mulher pensante, atuante, líder: quem, senão eu, você e elas todas?

07/04/2022 - Por: Maria Alice Schuch autora de Mulher: Quem e Você? Como Você se Percebe?

Ainda que instigada pelas questões postas por grandes pensadores acerca da mulher, principalmente com o advento da Psicanálise...

ainda que movida a refletir sobre as múltiplas, complexas e densas respostas (ou outras tantas perguntas) elaboradas pelas próprias mulheres, quaisquer que sejam as vertentes de suas posições teóricas...

ainda que isso tudo jamais se formalize numa sentença com ponto final e, paradoxalmente, sempre pareça que se está “chovendo no molhado”...

ainda que o tudo e o nada, o simples e o complexo, o realizado e o a fazer, o individual e o coletivo sinalizem para que se ande por aqui ou por ali ou que o silêncio pode ser a postura mais conveniente...

ainda assim — e exatamente pela questão “mulher” assim se consistir em permanente e constante movimento — ela assume ser voz. Voz ativa.

Torna-se então uma voz que colhe seu lugar histórico e que se inscreve não no canto das lamentações, tampouco na esfera do vitimismo;

faz-se a voz que toma a si (que resgata o seu em Si) e se projeta, e se executa na potencialidade do ser que é, e se realiza por assumir a sua própria Vida.

É por isto, pela necessidade de reescrever perguntas e de instigar respostas, que pensa ser fundamental o sensível exercício do PERCEBER-SE, pois propõe a reflexão: “o que nós, mulheres, queremos afinal?”.

Inspire-se com ela, a autora Maria Alice Schuch:

Da minha sacada, contemplo o sol que nasce com o brilho de sempre, com seus raios que se espalham no horizonte como olhos de luz para todos aqueles capazes de vê-lo, senti-lo, amá-lo.

Inefável criatura, todos os dias, inclusive domingos e feriados, ele brilha sem jamais cansar-se, é atração fatal, constante alegria, intenso calor que envolve todos os seres. Seres vivos porque ele existe.

É amigo da vida. Sem queixas, julgamentos, críticas ou cobranças, apenas se mostra e, ao se fazer ver, proporciona luz, calor, aconchego, beleza, alegria. Experimenta-se continuamente, não disputa, não concorre, é ato criativo, investe seu potencial em vivaz colaboração: é sol, seu prazer é brilhar, seu trabalho é iluminar.

Amado, cantado, exaltado, não varia seu comportamento pelos aplausos que recebe: é sol, sabe aquilo que é e desenvolve o seu projeto. Como um grande psicólogo ou sociólogo, vai fazendo seu trabalho, distribuindo conforto, aconchego, potente energia para todos e para cada um individualmente.

O real ensinamento que o sol nos traz é que também nós, mulheres líderes, se não nos colocamos a contrastar, a julgar, a criticar, podemos reconhecer a parte boa do outro, o que ele sabe fazer e ainda, quando formos mais indulgentes com nós mesmas, conseguiremos perceber que a grande vida nos faz belas, sadias e imaculadas: pequenos ou grandes sóis, todas nascemos para brilhar!”

Para saber mais sobre si mesma, para se lançar ao autoconhecimento, para acompanhar e se juntar a reflexões que abordam os lugares da mulher, em especial, o lugar da mulher que se quer/que se torna/que é líder, convidamos você a ler a obra de Maria Alice Schuch.


Maria Alice Schuch é brasileira, empresária, pesquisadora e escritora. Em seu currículo, destacam-se, no campo educacional, o doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable (UDS), o mestrado em Ciencias del Educación pela Universidad Del Mar (UDELMAR) e a pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ); no campo da Psicologia, possui especialização em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo (UESP-Rússia); agrega, a esses campos, Atualização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na área da Administração, possui MBA em Intuição e Negócios, pela Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e MBA La Business Intuition Del Made in Italy (FOIL Milão-Itália).

O resultado de suas pesquisas foi apresentado em eventos e congressos: Seminário FOIL São Paulo (SP); Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia); Congresso Internacional de Ontopsicologia e Memética (Milão-Itália); International Congress Business Intuition (Letônia); Fondazione di Ricerca Scientifica Ed Umanistica Antonio Meneghetti (Genebra-Suíça); Encontro Brasil do Milênio no Conselho Econômico, Social e Ambiental da República Francesa (Paris-França); 41º Encontro da Sociedade Brasileira de Psicologia (Belém do Pará-BR); Aula Magna de Encerramento na II Conferência Nacional da Mulher Advogada (Belo Horizonte-MG), dentre outros.

Ocupa a cadeira 104, na Academia de Letras do Brasil – ALB/RS, que tem como Patrono o acadêmico professor Antonio Meneghetti. Em 2021, tornou-se “Membro Fundador” da Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul.

E-mail: aliceschuch@uol.com.br