Filosofia e Educação: Ética, Biopolítica e Barbárie

Ref: 978-85-473-0233-7

Os textos aqui reunidos buscam refletir sobre os dilemas que perpassam as discussões envoltas no contexto de eventos extremos, de barbárie, e contribuir para a criação de um modelo de formação sensível à prevenção de tragédias e catástrofes coletivas, bem como à elaboração do trauma, tendo como parâmetro de compreensão a literatura de testemunho e as iniciativas referentes às experiências do holocausto/genocídio.


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ISBN: 978-85-473-0233-7


Edição:


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 319


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23.5 cm


Altura: 2 cm


1. Noeli Dutra Rossatto.

2. Elisete Medianeira Tomazetti.

3. Amarildo Luiz Trevisan.

Os textos aqui reunidos buscam refletir sobre os dilemas que perpassam as discussões envoltas no contexto de eventos extremos, de barbárie, e contribuir para a criação de um modelo de formação sensível à prevenção de tragédias e catástrofes coletivas, bem como à elaboração do trauma, tendo como parâmetro de compreensão a literatura de testemunho e as iniciativas referentes às experiências do holocausto/genocídio. Conceitos como os de memória, biopolítica, violência, cuidado de si, resiliência, perfectibilidade, formação, ideologia e invenção, entre outros, são pensados neste livro em referência ao ambiente adverso e saturado de violência extrema que vivemos hoje em escala planetária. Os influxos do tempo presente tornam o debate desses assuntos cada vez mais inadiável, o que provoca uma reação da Filosofia da Educação, contribuindo para importantes saberes com potenciais reflexivos e terapêuticos.