FilosofiaS da Educação
Ref: 4449976Com a vocação da filosofia de pensar em profundidade e buscar pelo sentido da experiência humana, este livro coloca-se a tarefa de dialogar com os problemas.
ISBN: 978-85-8192-567-7
Edição: 1ª
Ano da edição: 2015
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 311
Encadernação: Brochura
Peso: 200 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Paolo Vittoria.
2. Leonardo Maia.
3. Angela Santi.
Com a vocação da filosofia de pensar em profundidade e buscar pelo sentido da experiência humana, este livro coloca-se a tarefa de dialogar com os problemas, mas também com as possibilidades de transformação e de criação que estão associadas ao universo da educação, de construção de um outro lugar e sentido para essa, em tempos de aceleração e dispersão. Nesse sentido, reconhecemos nos presentes textos o esforço comum de um mergulho nos pressupostos ligados às nossas mais habituais formas de concebermos a educação, reconhecendo seus vícios, bem como o investimento em filósofos modernos e contemporâneos que nos permitem estender ao máximo as possibilidades de um pensamento educacional voltado para o presente, mapeando, assim, o que pode ser uma filosofia da educação contemporânea, considerando que este livro se propõe a pensá-la para além de uma certa tradição que a entendeu como ligada tão somente à tarefa de fornecer fundamentos para a educação.
O livro é o resultado do encontro de professores de Filosofia da Educação do departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ, e de parceiros de outros departamentos e Universidades, que resolveram se debruçar sobre sua dupla posição - como educadores e como pensadores da educação e, a partir de suas referências e afinidades filosóficas, produzir um pensamento vivo e vigoroso sobre as potencialidades de conceitos e de autores para a construção não de uma filosofia da educação, mas de filosofias da educação - que são apresentadas a cada capítulo como um universo ao mesmo tempo autossuficiente e em conexão com os demais, capazes de se abrir para abordagens filosóficas diferentes e plurais sobre a educação.