Formação de Professores e Racionalidade Comunicativa

Ref: 4448713

Possibilidades de Uso da Literatura Infantil no Ensino de Ciências


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 54,00 R$ 32,40 40% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-721-3


Edição:


Ano da edição: 2015


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 259


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Andréa Vassallo Fagundes.

O professor do séc. XXI tem sido solicitado pela sociedade a refletir, analisar, criticar e reelaborar seus conhecimentos e práticas. Ele precisa transpor o conhecimento para diferentes situações didáticas em sala de aula e construir um olhar crítico sobre a realidade na qual se insere.
Dentro dessa perspectiva, a formação continuada do professor se torna cada vez mais imperiosa, fruto da capacidade crítica e reflexiva em articular teoria e prática, de forma interativa e dialógica.
A partir dessa compreensão, apresentamos o livro "Formação de Professores e Racionalidade Comunicativa: possibilidades de uso da literatura infantil no ensino de Ciências", uma obra que procura retratar o crescimento profissional do professor a partir do desenvolvimento de um Grupo de Formação. 
A Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas serviu como fundamentação teórica, através da concepção de linguagem enquanto processo emancipatório, que se traduz nas diversas marcas discursivas estabelecidas em processos interativos e dialógicos.
Como resultado deste trabalho, pudemos reconhecer como o professor, para se posicionar diante do assunto, estabelece interações e falas, num percurso dialógico. Percebemos, também, através do discurso das professoras, a riqueza de propostas de uso da Literatura Infantil em aulas de Ciências, desenvolvidas em processos coletivos.