Formação Profissional em Educação Física: Trajetórias à Luz de Pierre Bourdieu

Ref: 978-85-473-0347-1

Formação profissional em Educação Física: trajetórias à luz de Pierre Bourdieu apresenta um estudo que analisa o ser social como síntese da pluralidade de mundos, dotado de diversidade de disposições e de modos de agir, sentir e pensar. No trabalho, analisa-se, à luz dessa perspectiva, a trajetória social de graduandos de diferentes gêneros do último semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, das Faculdades Integradas Einstein de Limeira/SP. 


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ISBN: 978-85-473-0347-1


Edição:


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 145


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Luci Regina Muzzeti.

2. Flávia Fiorante.

Formação profissional em Educação Física: trajetórias à luz de Pierre Bourdieu apresenta um estudo que analisa o ser social como síntese da pluralidade de mundos, dotado de diversidade de disposições e de modos de agir, sentir e pensar. No trabalho, analisa-se, à luz dessa perspectiva, a trajetória social de graduandos de diferentes gêneros do último semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, das Faculdades Integradas Einstein de Limeira/SP. Por meio desse método, intitulado praxiológico, tal como formulado pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, desmistificam-se os condicionantes que os levaram a tender por uma ou por outra formação e a conhecer a relação dessas com o sucesso ou com o fracasso nos seus itinerários escolares. Nessa mesma perspectiva, a nalisa-se também como essa pluralidade de mundos, de experiências e de vivências de diversas frações de classes relaciona-se com o universo universitário. O objetivo foi, então, desvendar como as diferentes vivências incorporadas individual e coletivamente em vários cenários sociais distintos materializam-se no comportamento dos diferentes agentes e metamorfoseiam-se na forma de disposições, preferências e escolhas. Para tanto, foi necessário conhecer seu histórico familiar, suas práticas, comportamentos, estratégias e expectativas em relação à vida acadêmica e profissional. Flávia Fiorante, com esta obra, procura analisar a tessitura social, a trama cotidiana que forma o habitus dos diferentes agentes, apontando os mecanismos que garantiram, ou não, o êxito acadêmico desses estudantes. Para tanto, a metodolog ia utilizada é apoiada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, efetivada por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo possibilita relevante e significativa reflexão, em uma perspectiva sociológica, que servirá de base e gerará novos estudos e indagações de pesquisa. Além disso, o material científico agrega um importante corpus, sobretudo para a formação de professores, uma vez que desmistifica os mecanismos materiais das trajetórias de vidas de diferentes indivíduos que comumente enfrentaram com êxito inúmeros desafios frente ao espaço acadêmico e concluíram o ensino superior. O objetivo desta investigação é de contribuir para a compreensão dos alunos e das alunas para além das aparências e do senso comum.