Gestão e Produção Cultural - 2 Ed. Revisada e Ampliada

Ref: 978-85-473-0488-1

O livro Gestão e Produção Cultural tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de Comunicação, Cultura e Arte, por meio de projeto e/ou da realização de eventos culturais e artísticos. O conteúdo desta obra aborda diferentes aspectos inerentes à gestão e à produção cultural.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 51,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0488-1


Edição:


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 237


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Flavi Ferreira Lisboa Filho.

2. Rose Carneiro Carabajal.

3. Darciele Paula Marques Menezes.

4. Fabiana Pereira.

5. Jones Machado.

O livro Gestão e Produção Cultural tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de Comunicação, Cultura e Arte, por meio de projeto e/ou da realização de eventos culturais e artísticos. O conteúdo desta obra aborda diferentes aspectos inerentes à gestão e à produção cultural.

Iniciamos com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avançamos para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura e programas culturais. Também discutimos a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos, além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do Fundo de Apoio à Cultura. Trazemos informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, e de empresas de economia mista, exemplificando a partir de editais.

Para que os agentes culturais consigam apresentar projetos culturais, dedicamos um capítulo para tratar especificamente do tema. Abordamos desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas num briefing, à escrita formal de um projeto, com todas as suas etapas. Para facilitar aos (futuros) gestores, trazemos dicas para a elaboração de alguns documentos, como: carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado etc. Sabemos que outro aspecto relevante é a prestação de contas, razão pela qual tratamos do assunto, a partir dos relatórios físico e financeiro e a comprovação das despesas.

Diante de muitas situações que já enfrentamos, decidimos por incluir um capítulo com algumas noções auxiliares à produção cultural. Assim, disponibilizamos conhecimentos básicos sobre assessoria de divulgação, fotografia, produção gráfica e de espetáculo e direção.

Para a elaboração deste livro, unimos o conhecimento acadêmico ao know how de profissionais atuantes no meio cultural, aproximando academia e mercado, na perspectiva de sanar lacunas encontradas no que diz respeito à bibliografia da área.