Jovem Aprendiz

Ref: 978-85-8192-937-8

Nesta obra, Carlota Medeiros analisa as concepções e práticas dos atores sociais envolvidos com o Programa Jovem Aprendiz. Com tal propósito, entrevista jovens que participam do Programa, coordenadores das várias instituições, envolvidas com a formação profissional de jovens, entre as quais, o Parque Dom Bosco, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude e representantes de empresas que recebem os jovens aprendizes.


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ISBN: 978-85-8192-937-8


Edição:


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 183


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Carlota de Oliveira Medeiros.

Nesta obra, Carlota Medeiros analisa as concepções e práticas dos atores sociais envolvidos com o Programa Jovem Aprendiz. Com tal propósito, entrevista jovens que participam do Programa, coordenadores das várias instituições, envolvidas com a formação profissional de jovens, entre as quais, o Parque Dom Bosco, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude e representantes de empresas que recebem os jovens aprendizes.

O presente livro é fruto de uma pesquisa realizada com jovens adolescentes que frequentam o Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação – Parque Dom Bosco, localizado em Itajaí (SC). O estudo não apenas revela as dificuldades desses jovens, mas indica que elas podem ser superadas quando se deparam com uma instituição cujo objetivo primeiro é atender às demandas dos adolescentes. Organizado em quatro capítulos, o livro apresenta o contexto no qual foi realizada a pesquisa em pauta, bem como os princípios norteadores do Programa Jovem, Aprendiz destinado aos jovens que cursam a mesma instituição. A metodologia e os princípios que norteiam o Parque Dom Bosco permitem compreender as formas pelas quais novos caminhos se abrem para esses jovens, uma vez que, além de sua formação escolar, podem ainda desenvolver-se profissionalmente. Ou seja, há tempo para estudar e há tempo para ampliar conhecimentos profissionais junto às empresas cadastradas para receber os “jovens aprendizes”, como são identificados.

Professora Doutora

Neusa Maria Sens Bloemer

Orientadora da pesquisa que originou o livro

A inserção de jovens no mercado de trabalho tornou-se, na atualidade, um dos mais relevantes desafios para a efetividade de políticas públicas. Tais iniciativas não se resumem à elaboração e implementação de políticas públicas compensatórias, mas a programas que efetivamente visam a própria emancipação social de jovens num contexto de crescentes carências sociais. Trata-se, portanto, de uma obra que merece ser lida com atenção.

Professor Doutor Flávio Ramos

Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas – PMGPP

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI