Linguagem Escrita e a Criança com Autismo

Ref: 978-85-8192-993-4

Muitas dúvidas têm surgido aos pais, professores, estudantes, dentre outros, sobre o processo de escolarização das pessoas com autismo, principalmente quanto ao ensino da nossa linguagem escrita.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 49,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-993-4


Edição:


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 183


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Emilene Coco dos Santos.

Muitas dúvidas têm surgido aos pais, professores, estudantes, dentre outros, sobre o processo de escolarização das pessoas com autismo, principalmente quanto ao ensino da nossa linguagem escrita. Este livro analisa como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança com autismo no ensino comum, utilizando os pressupostos da psicologia histórico-cultural de Vigotski e colaboradores, especificamente, nas elaborações construídas sobre o papel do outro e da linguagem na constituição do sujeito. A obra favorece a compreensão de que os modos de inserção da criança com autismo nos diferentes tempos e espaços da escola e a constituição de si como aluno foram se estabelecendo com o passar dos anos, e que os profissionais e o trabalho educativo, a partir do planejamento coletivo e das ações pedagógicas, contribuem para o percurso de simbolização da criança com autismo. O caminho percorrido pela criança, em relação à apropriação da linguagem escrita, tem momentos de avanços e retrocessos em um movimento não linear. As interações verbais e a mediação pedagógica nas atividades de leitura e escrita contribuem para melhorias no desenvolvimento mental da criança com autismo, principalmente em relação à atenção voluntária, ao desenvolvimento da percepção e à apropriação da leitura e da escrita.