Linguagem, Evidencialidade e Posicionamentos de Professor

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Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de professor: A construção da coerência dos selves em narrativas de experiência


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ISBN: 978-85-8192-018-4


Edição:


Ano da edição: 2012


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 321


Encadernação: Encadernado


Peso: 200 gramas


Largura: 17 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Cláudia Maria Bokel Reis.

Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de professor: A construção da coerência dos selvesem narrativas de experiência discute a construção das identidades profissionais de duas professoras de Língua Portuguesa e Lingüística através de suas histórias de trajetória profissional. As narrativas das professoras são analisadas, discursivamente, através uma postura teórica e metodológica que articula evidencialidade, posicionamento e narrativa. O trabalho assume uma perspectiva interdisciplinar que inclui a Pragmática, a Sociolingüística Internacional, Teorias Socioconstrucionistas, a Psicologia Social e a Psicologia Cultural. Buscamos demonstrar que a construção das identidades profissionais, como posicionamentos, perpassa não somente por questões da biografia pessoal e profissional, mas também pela construção e interpretação que as professoras fazem de horizontes de contextualização interdependentes: o contexto interacional, as comunidades de prática e o contexto macro social de mudanças, incluindo a nova ordem do trabalho.