Narrativas de Vida e Saberes de Professores de Educação Física

Ref: 978-85-8192-899-9

Por que transformar ações pedagógicas parece exercício bastante difícil e desafiador? Quais significados perpassam as ações transformadoras de professores e quais processos as influenciam? Professores evocam experiências anteriores da Educação Familiar e do convívio com parentes e amigos próximos, da educação escolar básica, da graduação e do começo da carreira para ajudar a resolver questões presentes do cotidiano profissional? Como ocorre a formação do professor na relação com a sua história de vida? Essas são algumas das questões que o autor buscou lançar reflexão e que nortearam todo o processo de elaboração deste livro.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 57,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-899-9


Edição:


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 227


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 17 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. José Carlos Rodrigues Júnior.

Por que transformar ações pedagógicas parece exercício bastante difícil e desafiador? Quais significados perpassam as ações transformadoras de professores e quais processos as influenciam? Professores evocam experiências anteriores da Educação Familiar e do convívio com parentes e amigos próximos, da educação escolar básica, da graduação e do começo da carreira para ajudar a resolver questões presentes do cotidiano profissional? Como ocorre a formação do professor na relação com a sua história de vida? Essas são algumas das questões que o autor buscou lançar reflexão e que nortearam todo o processo de elaboração deste livro.

Utilizando a narrativa de vida e a reflexão autobiográfica, o livro traça os diferentes caminhos percorridos por professores de Educação Física a fim de apontar as possíveis continuidades, rupturas e transformações percebidas pelos próprios docentes no e sobre o fazer profissional e a constituição como professores. Assim, demonstra a “utensilagem mental” dos docentes que proporciona a configuração da forma de pensar a carreira e o fazer profissional, evidenciando as estruturas de pensamento, as intenções e as ações adotadas no cotidiano de trabalho na escola, traçando o itinerário dos seus saberes constantemente tencionados pela complexa relação entre o ser humano, o profissional de educação e o docente de Educação Física.