Negociação: Estratégias, Táticas e Técnicas

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Negociação: Estratégias, Táticas e Técnicas - Um manual para professores e estudantes de Adm.A importância do estudo da negociação no curso de Administração está relacionada ao fenômeno da globalizaç


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ISBN: 978-85-8192-095-5


Edição:


Ano da edição: 2012


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 147


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Evaldo Schaffrath.

A importância do estudo da negociação no curso de Administração está relacionada ao fenômeno da globalização. Tal fenômeno acelera o movimento das organizações em todos os sentidos, fazendo com que o ambiente destas apresente-se cada vez mais desafiador. Saber negociar neste ambiente global passa a ser uma característica essencial para o administrador, uma vez que as mudanças organizacionais advindas da globalização modificam as estruturas, os processos e a cultura das organizações.

Para os autores anteriormente citados, a negociação neste contexto globalizado vem a ser um fenômeno organizacional presente em todos os momentos, na organização e na vida, seja nas relações de compra/venda, entre patrão/empregado, entre sindicatos, entre chefe/subordinado, entre gerentes, entre aluno/professor ou entre duas pessoas de uma mesma família.

Os autores ampliam o conceito quando fazem uso da definição de Matos (1983). Este autor escreve que toda relação humana é, de certo modo, uma negociação, pois envolve compromissos e são estabelecidas condições. Qualquer que seja a situação, alguém está assumindo uma responsabilidade em função de determinadas condições, o que importa em negociação.

É fato que a evolução da sociedade, de um sistema tradicional para um sistema moderno, configura naturalmente um questionamento de valores, princípios e condutas, o que traz aparelhado mudanças de comportamento, que, como toda mudança, abre a perspectiva de conflito.