O Currículo em Pedaços

Ref: 978-85-473-1008-0

Descobrindo a Liberdade de Ensinar e Aprender para Além das Grades Curricula.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 51,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1008-0


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 243


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Elcio Oliveira da Silva.

A inércia do sistema escolar frente às demandas impostas pela sociedade contemporânea, especialmente a exigência de currículos mais flexíveis e dinâmicos, deve-se, em grande parte, a uma concepção do ensino na qual o conhecimento é abordado sob a forma de “pacotes” informativos, formalizados no agrupamento de disciplinas que pouco se comunicam (as, assim denominadas, grades curriculares).

 

Os currículos empacotados condicionam a percepção e o comportamento daqueles que os põem em funcionamento (educadores, educandos e especialistas), burocratizando a escola e tornando-a quase que um mundo paralelo, cujas fronteiras são delimitadas pela “Matrix” curricular. Os sujeitos da educação escolar veem-se enclausurados nessas grades, perdendo muito da sua capacidade de tornar o ensino mais criativo e sintonizado com a evolução da sociedade.

 

Neste livro, o autor, tendo em vista um horizonte utópico – porém não distante –, convida-nos a resistir a esse domínio das grades curriculares, elaborando uma reflexão sobre a natureza e a fragmentação do conhecimento escolar e encaminhando-nos à descoberta dos espaços de liberdade disponíveis no ambiente escolar, para o desenvolvimento de uma ação desfragmentadora do conhecimento, que nos possibilite revitalizar os currículos, tornando-os mais interativos e permitindo, assim, que uma “ecologia dos saberes” possa emergir de nossa própria ação educativa e aprendente.