O Impresso Como Intervenção Social: Educação e História na Perspectiva de Dario Vellozo (1885–1937)

Ref: 978-85-473-0063-0

Na perspectiva de Dario Vellozo, figura notória que atuou intensamente no cenário educacional, na vida literária e na imprensa paranaense, o impresso ganha destaque como um dos principais mecanismos de divulgação e de mudança social. Nessa narrativa das estratégias de intervenção social elaboradoras por Vellozo, também a história e a educação entram como discursos legitimadores de ideais e caminhos de transformação.


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ISBN: 978-85-473-0063-0


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 133


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Ernando Brito Gonçalves Junior.

Na perspectiva de Dario Vellozo, figura notória que atuou intensamente no cenário educacional, na vida literária e na imprensa paranaense, o impresso ganha destaque como um dos principais mecanismos de divulgação e de mudança social. Nessa narrativa das estratégias de intervenção social elaboradoras por Vellozo, também a história e a educação entram como discursos legitimadores de ideais e caminhos de transformação.

 

“À Imprensa cabe, neste período de elaboração da psiquê nacional, importante desempenho.

É ela o veículo de idéias em contacto direto com a massa alfabetizada. A orientação, boa ou má, da escola, complemento do lar, lapida-se e amadurece ao contacto da Imprensa. Divulgando ideais gerais, programa de ação, sugestões úteis, para melhora coletiva, transmite ao povo a mais eficiente base cívica.

A Imprensa honesta e sincera é luz na formação nacional; é guia da opinião pública e - se compenetrada de seus fins - é Escola de todos.”

 

Dario Vellozo