O Pedagogo e a Escola Integral: Reflexões sobre Seu Papel e Identidade

Ref: 978-85-473-0679-3

O pedagogo e a escola integral: reflexões sobre seu papel e identidade apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em Escolas de Tempo Integral.


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ISBN: 978-85-473-0679-3


Edição: 1


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 207


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Vera Lúcia Fófano Chudzij.

2. Marília Andrade Torales Campos.

O pedagogo e a escola integral: reflexões sobre seu papel e identidade apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em Escolas de Tempo Integral. A análise toma como objeto o trabalho desenvolvido pelos pedagogos que atuam nesse contexto e suas demandas profissionais que decorrem da ampliação do tempo de permanência dos estudantes no espaço escolar. O intuito é chamar a atenção sobre o papel do pedagogo, suas atribuições e sua identidade como profissional da educação inserido nas escolas regulares ou de tempo integral.

O contexto atual demanda a pesquisa e a divulgação dos aspectos que caracterizam a função exercida pelo profissional da Pedagogia. É fundamental a reflexão sobre sua formação inicial e continuada, sua carreira e a (auto)avaliação de seu papel como articulador do trabalho pedagógico nas escolas. Para isso, tratamos dos seguintes temas norteadores: educação integral e formação/atuação dos pedagogos escolares, documentos oficiais do Ministério da Educação e conceitos teóricos referentes à área pedagógica das escolas.

Para embasar e dar sustentação ao debate, este livro possui em seu primeiro capítulo um histórico da educação integral no Brasil e na cidade de Curitiba. Já no segundo capítulo, há um aprofundamento dos aspectos históricos, legais e profissionais que balizam a atuação do pedagogo. No terceiro, a sustentação teórica ajuda a explicar a metodologia de pesquisa que deu origem à obra. No quarto capítulo é dado destaque ao relato das pedagogas, com falas sensíveis que escancaram a realidade profissional no cotidiano das escolas públicas que ofertam a educação em tempo integral.