Os Cânones Escolares: Formação da Historiografia da Literatura Brasileira (1759-1890)
Ref: 978-85-8192-952-1O que se concebe atualmente como história da literatura, se não nasceu, certamente se desenvolveu, adquirindo os moldes que hoje lhe são característicos na escola e para a escola como projeto nação.
ISBN: 978-85-8192-952-1
Edição: 1
Ano da edição: 2016
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 259
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. João Escobar Cardoso.
O que se concebe atualmente como história da literatura, se não nasceu, certamente se desenvolveu, adquirindo os moldes que hoje lhe são característicos na escola e para a escola como projeto nação.
Assim, este livro analisa os três primeiros compêndios de história da literatura brasileira: Curso elementar de literatura nacional (1862), do Cônego Fernandes Pinheiro, O Brasil literário (1863), de Ferdinand Wolf, e Curso de literatura portuguesa e brasileira (1866-1873), de Francisco Sotero dos Reis, relacionando-os ao desenvolvimento da disciplina de literatura nos currículos do ensino secundário em seu gradativo rumo à independência em relação à cadeira de retórica, observando o modo como tais empreitadas historiográficas foram responsáveis, dentre outros, pela construção e consolidação do cânone da literatura nacional e pela invenção de uma tradição literária no país.