Os Superdotados e o Bullying

Ref: 978-85-473-0119-4

O bullying é considerado pelos estudiosos dessa temática como um comportamento agressivo, repetitivo e intencional, que sempre ocorreu nas escolas, mas que somente ganhou definição e atenção dos pesquisadores nos últimos anos, devido ao crescimento do número de casos relatados e aos impactos dessa prática na vida de todos os envolvidos. Caracteriza-se pelo desrespeito, intolerância, indiferença, exclusão e perseguição aos que apresentam características individuais que os distinguem do grupo, resultando em prejuízos na aprendizagem e trazendo consequências para a saúde física e emocional dos integrantes desse processo.


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ISBN: 978-85-473-0119-4


ISBN Digital: 978-85-473-0119-4


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 134


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Eunice Maria Lima Soriano de Alencar.

2. Marcília de Morais Dalosto.

O bullying é considerado pelos estudiosos dessa temática como um comportamento agressivo, repetitivo e intencional, que sempre ocorreu nas escolas, mas que somente ganhou definição e atenção dos pesquisadores nos últimos anos, devido ao crescimento do número de casos relatados e aos impactos dessa prática na vida de todos os envolvidos. Caracteriza-se pelo desrespeito, intolerância, indiferença, exclusão e perseguição aos que apresentam características individuais que os distinguem do grupo, resultando em prejuízos na aprendizagem e trazendo consequências para a saúde física e emocional dos integrantes desse processo.

As pessoas com altas habilidades/superdotação possuem características socioemocionais e comportamentais próprias, que as diferem de outros indivíduos da mesma faixa etária. Com frequência, apresentam falta de sincronia entre facetas de seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Ou seja, ocorre a evolução de uma ou de algumas áreas muito mais depressa do que de outras. Assim, a proposta desta obra é analisar a prática do bullying na perspectiva dos alunos superdotados, que frequentam escolas do ensino regular, na condição de vítimas, agressores e testemunhas, oferecendo suporte aos professores e educadores em geral para inibir essa ocorrência no ambiente escolar.