Pentágono da Estratégia Empresarial: As Cinco Visões da Estratégia

Ref: 978-85-473-1116-2

Explicar como e por que as empresas apresentam desempenho superior em relação à média da indústria a que pertencem, e ainda medir o posicionamento estratégico entre elas tem sido objeto de investigação do campo da estratégia empresarial. 


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 51,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1116-2


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 221


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte.

2. Oderlene Vieira de Oliveira.

Explicar como e por que as empresas apresentam desempenho superior em relação à média da indústria a que pertencem, e ainda medir o posicionamento estratégico entre elas tem sido objeto de investigação do campo da estratégia empresarial. No esforço de estruturar um framework contendo as dimensões intervenientes para a explicação desse fenômeno, Peng et al. (2009) propuseram o Tripé da Estratégia, o qual inclui duas visões tradicionais da academia que suportam a estratégia e a performance. A visão baseada em indústrias e a visão baseada em recursos, com a adição de mais uma perspectiva, a visão baseada em instituições. Entretanto, com base na observação e investigação da evolução dos estudos no campo da governança corporativa e na linha de cenários (estudos do futuro), além do entendimento da complexidade do modelo de gestão nas empresas de capital aberto listadas em bolsa, Oliveira e Forte (2017) questionam quais as perspectivas que apoiam a estratégia da empresa que é dirigida e controlada pelo sistema de governança corporativa, buscando explicações e validações para a possível edição do framework do tripé da estratégia de Peng et al. (2009).

Com base em metodologia qualitativa, realizou-se uma exaustiva investigação do estado da arte da governança corporativa, de cenários e das dimensões que compõem o tripé da estratégia, acrescida de consultas exploratórias e definitivas a 17 especialistas estrangeiros e brasileiros nos campos citados anteriormente. Para o arremate da realidade presente nas empresas que adotam modelo de gestão de governança corporativa no Brasil, pesquisaram-se, ainda, as cinco empresas brasileiras com mais valorização nas bolsas latino-americanas em 2012, para, assim, entender esses fenômenos no processo estratégico. Como conclusão, preconiza-se uma adição ao tripé da estratégia, evoluindo com esta pesquisa para o Pentágono da Estratégia Empresarial, composto por cinco visões: visão baseada em indústrias, visão baseada em recursos, visão baseada em instituições, visão baseada em governança corporativa e visão baseada em cenários.