PIBID na UFFS: Pressupostos, Investigação e Experiências

Ref: 4300091

O Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência - PIBID, criado em 2007 e financiado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, ainda é uma novidade para o país.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 64,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-8192-403-8


Edição: 1


Ano da edição: 2014


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 372


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Noeli Gemelli Reali.

2. Marilane Maria Wolff Paim.

3. Clóvis Alencar Butzge.

4. Roque Ismael da Costa Güllich.

O Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência - PIBID, criado em 2007 e financiado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, ainda é uma novidade para o país. Ele é uma das políticas de resposta frente aos graves problemas educacionais que o Brasil enfrenta sobretudo relacionados à formação docente e à permanência de jovens docentes no quadro do magistério. Este livro é, ao mesmo tempo, um compromisso e um convite. Um compromisso de expor, de tornar público o que a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS está realizando diante de tamanho desafio e perante os grandes investimentos humanos e financeiros do programa. Nele apresentamos uma pequena parcela dos trabalhos realizados: estudos, reflexões e experiências sistematizadas pelos coordenadores de área do PIBID/UFFS. Neste livro, problemas, propostas, inquietações, desejos e realizações se misturam numa alquimia política e pedagógica do possível. Por meio dos artigos aqui mostrados, estudantes, docentes, gestores e familiares aparecem compondo um cenário de esperança e de possibilidades, evidenciando que, mesmo em situações de extrema gravidade educacional, ações planejadas e articuladas podem transformar a vida de quem da escola participa. Os trabalhos celebram, sobretudo, um sucesso inédito no campo educacional brasileiro: a tão sonhada parceria escola/comunidade/universidade. Estamos diante de um programa cuja satisfação, manifestada em diferentes momentos de avaliação, atinge rara unanimidade. 
Por isso, este livro é também um convite aos leitores e às leitoras para refletirem, analisarem e criticarem nossas conquistas. É um convite, portanto, para compartilharem o que fizemos. É, sem dúvida, um convite festivo. É um banquete acadêmico/pibidiano. Um brinde a todos os/as bolsistas!