A Aprendizagem Histórica e os Professores de História

Ref: 978-85-473-0125-5

Este livro analisa e discute questões que dizem respeito à aprendizagem histórica e apresenta perspectivas metodológicas de professores de História, que estão no início da carreira docente e que atuam numa conjuntura de mudanças no que tange às funções e às finalidades do ensino de História em nossa sociedade.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 46,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0125-5


Edição: 1


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 159


Encadernação: brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Marcos Roberto Barbosa.

Este livro analisa e discute questões que dizem respeito à aprendizagem histórica e apresenta perspectivas metodológicas de professores de História, que estão no início da carreira docente e que atuam numa conjuntura de mudanças no que tange às funções e às finalidades do ensino de História em nossa sociedade. De formador de uma identidade que visava promover o sentimento nacional nos cidadãos, o ensino de História tem se preocupado com a formação de uma identidade fragmentada em subgrupos, que procura reforçar a autonomia pessoal e a individualidade. Essas mudanças pedem outros métodos e encaminhamentos que possam viabilizar uma aprendizagem histórica significativa no contexto escolar. Nesse sentido, as discussões mais atentas têm refletido a respeito da necessidade de formação do pensamento histórico dos estudantes e o conceito de consciência histórica tem procurado atender a essa demanda por formação do pensamento histórico, pois possibilita a criação de identidades por meio do exercício narrativo de identificar a vida no fluxo do tempo. Os capítulos deste livro procuram situar essas questões tendo como referência as prescrições curriculares, focalizando como estes documentos entendem a aprendizagem histórica e o que sugerem no que diz respeito aos encaminhamentos metodológicos para o trabalho pedagógico dos professores com os conteúdos no contexto da sala de aula. Esta obra procura demonstrar como professores iniciantes de História se organizam em termos metodológicos neste desafio de promover uma aprendizagem histórica significativa e que dê conta de atender as atuais demandas para o ensino de História.