Política Educacional e Instrumentos de Avaliação

Ref: 2931845

Este livro tem como objetivo discutir a metodologia de criação de um índice de condições materiais e estruturais da escola que tenha potencial para ser um instrumento de avaliação de políticas.


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ISBN: 978-85-64561-65-6


Edição: 1


Ano da edição: 2011


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 290


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Gabriela Schneider.

O livro Política Educacional e Instrumentos de Avaliação: Pensando Um Índice de Condições Materiais da Escola, da Profa. Gabriela Schneider, ora publicado pela Editora Appris, tem como objetivo discutir a metodologia de criação de um índice de condições materiais e estruturais da escola que tenha potencial para ser um instrumento de avaliação de políticas. As condições materiais e estruturais são entendidas nesse trabalho como questões referentes à estrutura física, equipamentos e materiais pedagógicos da escola. A garantia da qualidade educacional e, portanto, da efetivação do direito à educação é resultado de um conjunto de fatores entendidos como condições de qualidade, sendo uma destas as materiais e estruturais. Nesse sentido, avaliar essas questões é necessário para se garantir padrões mínimos de condições de qualidade nas escolas com vistas a garantir o direito à educação. Parte-se do pressuposto que a avaliação de políticas está ancorada em critérios de justiça social, conforme demonstram vários autores, pensados nesse trabalho sob a lógica da igualdade complexa que se baseia na ideia de que são necessários mecanismos próprios para redistribuir a educação. A educação escolar é vista como um tempo de formação que não apenas prepara para o futuro, mas que tem importância no presente e que, neste sentido, a garantia de um ambiente adequado é essencial para o desenvolvimento.