Sala de Embarque: Uma Experiência Pedagógica

Ref: 978-85-473-0307-5

As práticas pedagógicas carecem de registros. Nas nossas escolas e nos cursos de formação de professores, muita ênfase é dada ao ato de planejar, de estabelecer objetivos, de relacionar os conteúdos, de pensar na avaliação. Ninguém discorda da importância dessa etapa, afinal há de se ter claras as intenções do trabalho pedagógico, mas planos de aulas não guardam o registro do que foi realizado.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 49,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 22,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0307-5


ISBN Digital: 978-85-473-0307-5


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 147


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Beatriz Cornelsen Boscardin Frehse.

2. Kátia Rosário Bassetti.

As práticas pedagógicas carecem de registros. Nas nossas escolas e nos cursos de formação de professores, muita ênfase é dada ao ato de planejar, de estabelecer objetivos, de relacionar os conteúdos, de pensar na avaliação. Ninguém discorda da importância dessa etapa, afinal há de se ter claras as intenções do trabalho pedagógico, mas planos de aulas não guardam o registro do que foi realizado.

Ao ser levado para sala de aula, o planejamento ganha vida, ajusta-se ao que é possível, abre espaço para o que não foi previsto, enfim, vira realidade. A peça sai do papel e ganha palco, plateia e tudo mais.

O que acontece, porém, é que a dinâmica do trabalho raramente é documentada. Não fomos incentivados a registrar o que acontece em nossas aulas: o que tem de tão nobre no meu trabalho que mereça ser documentado e compartilhado? Quem vai querer saber o que eu fiz? Será que posso dividir minhas dificuldades e também as estratégias de sucesso que consegui colocar em prática?

As autoras deste livro, duas apaixonadas pela Educação, superaram todas essas dúvidas e abraçaram o desafio de comunicar as suas práticas. O livro de Kátia e Beatriz, que você tem em mãos, tem dupla função: compartilhar ricas estratégias de trabalho e inspirar outros professores a fazer o mesmo.

Tive a chance de acompanhar o desenvolvimento desse projeto em sala de aula. Ele não só deu movimento e significado para um currículo que precisava ser cumprido, mas também envolveu as crianças e as famílias delas em um clima favorável a pesquisas e descobertas.

O registro dessa trajetória pode ajudar você a sentir o gostinho de uma pedagogia de projetos de primeira.

 

Boa leitura!

 

Profª Ms. Andrea Maia de Santana

Graduada em Psicologia pela UTP , especialista em educação pela UFPR e mestre em tecnologia e interação pela UTFPR.