Educação a Distância: Desafios e Oportunidades

Ref: 978-85-473-0057-9

Educação a Distância: desafios e oportunidades traz uma reflexão de um cenário pedagógico que nos convida a pensar sobre a aprendizagem de sujeitos num país que ainda não conseguiu alcançar, para a sua população, um direito social: uma educação para todos.   


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ISBN: 978-85-473-0057-9


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Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 143


Encadernação: Brochura


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1. Aléssio da Rosa.

Educação a Distância: desafios e oportunidades traz uma reflexão de um cenário pedagógico que nos convida a pensar sobre a aprendizagem de sujeitos num país que ainda não conseguiu alcançar, para a sua população, um direito social: uma educação para todos. 

O estudo traz valiosa reflexão sobre a formação, provocando uma discussão dessa modalidade de educação que busca integrar as novas tecnologias de informação e comunicação dos processos educacionais, baseadas nas categorias de formação, semiformação e autonomia de Theodor Adorno, considerando os processos educativos muitas vezes como modeladores dos sujeitos e não como construtores de uma consciência crítica.

A modalidade não é nova no cenário educacional, mas cresceu vertiginosamente nos últimos anos, movida por políticas públicas de expansão e ampliação de espaços de formação, na ideia da universalização e democratização da educação. Em geral, sustenta sua proposta servindo-se da dimensão tempo, variável tão complexa e configurada por muitas razões, desde questões econômicas, profissionais e familiares, até sociais, levando os sujeitos a não realizarem sua formação de modo presencial.

Contudo, a modalidade a distância, ao mesmo tempo em que apresenta benefícios, também pode levar à falta da construção da capacidade crítica, efetivada pelas mediações entre o estudante e tutores/professores, destacando mais a técnica do que o conteúdo e seu aprender.

Diante desse contexto surgem questionamentos dos processos de ensinar e aprender, aspectos que caracterizam o ato educativo, independente da modalidade. Sendo assim, é possível afirmar que há uma efetiva preocupação com a qualidade nos cursos ofertados? Será que a Educação a Distância realmente possibilita o aprendizado, ou conduz o aluno a uma semiformação? Essa modalidade não seria um novo filão mercadológico, no sentido de ofertar um novo produto a um cliente? E a mera presença, garante a qualidade nos processos educativos?

Com embasamento nos conceitos de Theodor Adorno, essas e outras questões são respondidas ao longo da leitura deste livro, que apresenta significativa contribuição sobre educação e formação, sobretudo desta modalidade de educação, revelando muitos desafios e grandes oportunidades.