Subjetividade e Educação Especial: A Inclusão Escolar em uma Perspectiva Complexa

Ref: 978-85-473-0706-6

Nas últimas décadas, a inclusão escolar de pessoas do público-alvo da Educação Especial vem assumindo cada vez mais um lugar de destaque no cenário educacional mundial.  


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 62,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 28,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0706-6


ISBN Digital: 978-85-473-1387-6


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 191


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.

Nas últimas décadas, a inclusão escolar de pessoas do público-alvo da Educação Especial vem assumindo cada vez mais um lugar de destaque no cenário educacional mundial.  Essa atenção implica em distintas formas de compreensão do que, de fato, ela significa, em um contínuo que se estende da aceitação à rejeição, com todas as nuances possíveis. Em função dessa constatação, as pesquisas sobre o tema também são abundantes, pois há uma ânsia que induz ao conhecimento, à descoberta, ao desejo de ver tomar forma o que se supõe ser um direito incondicional.

Nesse contexto, Subjetividade e Educação Especial: a inclusão escolar em uma perspectiva complexa traz em destaque os protagonistas desse enredo: pessoas com autismo, com altas habilidades/superdotação, cegas e surdas; mães; professores, que compartilham em distintos níveis da educação os dilemas, conflitos, recursos e as soluções que se mostram na sua vida cotidiana. Esses sujeitos, enfocados sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, apontam-nos outros possíveis novos entendimentos, pois delineiam a Educação Especial a partir dos processos subjetivos que a constituem. Sob esse prisma, esse campo de estudo pode ser vislumbrado de outro modo, como quando se olha para dentro. Este livro é, pois, um convite à mudança de ângulo, de ótica, de entendimento, e a uma nova forma de produzir conhecimento.